Google+

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Diferente - Juízes Caps. 6, 7, 8 (Leia todos os 03 capítulos).


Normalmente trazemos mensagens baseada no Senhor Jesus e também nos grandes homens da bíblia, imagino que cause uma espécie de bloqueio nas pessoas ao se espelharem em Jesus e nos grandes homens, por não se acharem capaz de alcançar o nível espiritual, por isso vamos estudar um homem que não ficou conhecido como um grande homem, mas ficou conhecido por ter um grande Deus. Vamos estudar a vida de Gideão, traremos 05 lições tiradas na vida deste homem.
1 - Juízes 6: 1 ao 16,Você é Valoroso, Valente; Embora no texto e na vida real de muitas pessoas exista o medo, o temor ao inimigo, Gideão malhava trigo no lagar, de uma forma diferente Gideão escolheu um lugar próprio para moer uvas, isso certamente uma estratégia para se ocultar da vista do povo inimigo, com medo sim, mas para não ser roubado, pois também valorizando aquilo que veio a sua mão, fazendo a diferença necessária, ai entra em cena um anjo dizendo que ele era valente, versão ARA de certo modo valente mesmo lutando diferentemente dos demais para se manter e o Senhor Deus viu o empenho de Gideão, e tratou trazer uma mudança naquela vida, insistindo em humildade se achando o menor dos homens (verso 15) Gideão passou o valor que ele mesmo fazia dele, a simplicidade, já o contrario é o egocentrismo as pessoas que se valorizam ao extremo, interessante esta historia de valores para nos situarmos em relação a este primeiro passo afim de obtermos mudança em nossas vidas.
2 - Juízes 6: 25 ao 32, Comece comigo, a mudança tem lugar para começar é do interior para o exterior,ou seja, de dentro para fora, ou ainda dentro de casa. Aquele povo vivia numa idolatria ferrenha (e nos em que pecado vivemos), o Santo não habita com o profano; 6: 25 Naquela mesma noite, lhe disse o SENHOR: Toma um boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal que é de teu pai, e corta o poste-ídolo que está junto ao altar.
A instrução é clara a Gideão, pega o segundo boi, (com certeza o primeiro boi seria o melhor, mas era de Joás pai de Gideão, Joás é quem deveria oferecer o primeiro boi). Gideão temia ao seu pai, mas em primeiro lugar ele temia ao Senhor, fez conforme ordenara o Senhor no verso 26, mas o fez de noite, com certeza mais uma estratégia, porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades... Efésios 6: 12, fazendo de dia a vista de alguém certamente trariam confusão e muita confusão. Mas o confronto é inevitável só que agora Gideão havia agradado ao Senhor dos Senhores e quando todos se voltaram contra ele querendo mata-lo, o seu pai Joás interfere como juiz e lembrando a aquele povo que Baal, não precisava de homens para vingar-se de Gideão, Baal mesmo é quem acertaria as contas com Gideão. Neste momento Joás defende seu filho sim, mas se converte ao Senhor.
3 - Juízes 7: 1 ao 7, Deus da a vitoria, neste momento Gideão vivo ainda, reúne todo o seu povo que da um total de 32 mil homens para guerrear contra 135 mil inimigos numa proporção de 4 : 1, mas o Senhor orienta Gideão a liberar os covardes e medrosos (verso 3) então voltaram 22 mil homens ficando 10 mil homens, agora uma proporção de 13.5 : 1, mas o Senhor diz ainda a Gideão, para que os homens desçam a tomar água e libera mais 9 mil e 700 homens que tomaram água digamos os comportados, agora os 300 homens restantes que tomaram água feito cães, feito loucos, numa proporção de 450 : 1. Estes sim estavam aptos a irem guerrear com Gideão. Deus usa as coisas loucas do mundo para confundir as sabias. Viver como homem de Deus hoje é loucura, mas loucura por Deus pelas coisas que realmente vale a pena.
4 - Juízes 8: 1, Rejeição a aqueles em cima do muro, Os efraimitas perguntaram então a Gideão: "Por que você nos tratou dessa forma? Por que não nos chamou quando foi lutar contra Midiã? " E o criticaram duramente. Alem de não combaterem, na primeira oportunidade criticaram e ainda com a oportunidade de ajudar, servindo pães a Gideão e seus homens, não o fizeram. Não percamos a oportunidade que se chega diariamente, ou seja, todos os dias em fazermos diferença aonde quer que nos pisarmos as plantas de nossos pés.
Lembrando que ha 02 caminhos somente: o do bem e do mal, não existe um muro dividindo, Deus criou o homem com o livre arbítrio, para decidir-se, não criou robozinho, nem macaquinho pra ficar em cima do muro.
5 - Juízes 8: 22 ao 27, Gideão não era perfeito, neste momento a orientação é fazermos diferente ao que Gideão Fez. Gideão não quis reinar sobre o povo, deu a ultima boa orientação a qual esta no final do verso 23 Porém Gideão lhes disse: o SENHOR vos dominará. E em seguida pede um pendente de ouro de cada um, algo que seria o primeiro passo para o declínio do povo de Deus, com este ouro levantado, Gideão faz para si uma estola, um manto sacerdotal que mais tarde foi pedra de tropeço para o povo, caindo em idolatria novamente, tal qual o bezerro de ouro feito anteriormente.
Para que a minha e sua história passe a ser de gloria em gloria, sem os famosos altos e baixos, somente os altos, façamos diferente diante de situações que não deixaram de aparecer, fazendo diferentemente do que estamos acostumados agindo na nossa vontade, na nossa sabedoria. Façamos igualmente a Aquele que fez diferente de todos, Jesus fez diferença, na historia, no tempo e em tudo. Faça diferença você também. Gideão será lembrado eternamente como exemplo de fé. Hebreus 11: 32. 
_parte da palavra ministrada no templo dia: 20 / 10___________________________________   Pr. João Alves Pereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário