Google+

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Profeta e o Rei


Veremos nesta passagem na qual o rei de Israel, Jeoás visita o profeta Eliseu e nesta conversa, (encontro), olharemos os dois personagens para melhor aprendizado nosso.
O Primeiro a ser olhado será no profeta, pois todos nos chefes de família, homens e mulheres, somos profetas em nossas casas e vestindo a camisa em tempo integral, pois não da pra ser profeta somente em alguns lugares, não é mesmo. O profeta Eliseu mesmo doente alias a doença com que morreu, como nos diz o verso 14 - E Eliseu estava doente da sua doença de que morreu; e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! Mesmo doente não deixa de instruir, profetizar, orientar e incentivar o rei Jeoás.
Primeiramente Eliseu instruiu o rei Jeoás a tomar algo que ele já tinha em mãos, usar as armas que ele tinha, (e nos cada um de nos o que temos em nossas mãos...) imagine um rei sair de seu palácio e descer a casa de um homem moribundo e chorar, apelando por um socorro, pois o rei disse: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! Uma atitude muito difícil para muito de nos, e Eliseu, Homem de Deus, começa a instruir este homem, Verso 15 - E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E tomou um arco e flechas. Agora Eliseu passa a profetizar, Poe as suas mãos sobre as mãos do rei. Num ato de fé, ungindo as mãos e armas, meio pelo qual viria o Livramento sobre o seu povo. Verso 16 -Então, disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pôs sobre ele a sua mão; e Eliseu pôs as suas mãos sobre as mãos do rei.
Eliseu agora neste momento passa a orientar, dando uma direção, um alvo para que o rei não gaste suas forças a toa, mas dirigindo toda sua vontade em favor do Livramento esperado. Eliseu orienta ao rei Jeoás que o serviço seria completo; até os consumir. Verso 17 - E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então, disse Eliseu: Atira. E atirou; e disse: A flecha do livramento do SENHOR é a flecha do livramento contra os siros; porque ferirás os siros em Afeca, até os consumir.
Agora a orientação do profeta e também minha é que prestemos atenção dobrada neste verso 18 - E disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então, disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes e cessou. O profeta disse antes que seria completo o serviço e agora Eliseu fala no plural; Toma as flechas, temos de prestar muita atenção as palavras, uma letrinha faz uma diferença, alias faz toda a diferença, entre a vitoria completa ou meia vitoria, se é que da pra considerar meia vitoria.
Aqui é o ponto alto da mensagem, preste muita atenção, pois o profeta vinha em uma crescente, em: instrução, Impondo as mãos, direcionamento e Livramento e agora diante dos 03 disparos de flechas, aonde deveria ser mais, o profeta diz a verdade, irado sim, mas continua dizendo que 05, 06 vezes deveria ter disparado, uma lição para outras oportunidades.
Há muitas reações nos seres humanos e com um Homem de Deus não é diferente, no Verso 19 - Então, o homem de Deus se indignou muito contra ele e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então, feririas os siros até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os siros.
E nos como profeta como nos portaríamos numa situação semelhante; ouvimos muito nos dias de a tal psicologia, pior ainda a psicologia reversa, que é uma forma de controle mental, afinal pregamos ao Senhor Jesus ou Dr. Freud.
Exemplo de psicologia reversa: a pessoa vai 03 vezes à semana a igreja e aparentemente não acontece nada, ai vem um e diz: Que não adianta nada ir à igreja 03 vezes na semana e aparentemente não acontecer nada na vida desta pessoa; A pessoa já esta fazendo a parte dela e recebe uma palavra desta.
O que pode acontecer a esta pessoa... Ou a pessoa passa a ir mais ou deixa de ir. È um risco, devemos orientar como o profeta, dizendo a verdade, somente a verdade e nada alem da verdade.
Eliseu mesmo indignado, pois depois de instruir, profetizar e orientar o rei Jeoás, ele disse apenas a verdade do que o rei deveria ter feito e o que iria acontecer. João 8: 32 - e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Olharemos agora as atitudes do rei, o rei Jeoás desceu a casa do profeta, numa busca pelo livramento de seu povo, foi atrás de alguém que realmente poderia ajudar, ou seja, O Senhor Jesus, o rei Jeoás deixou por um momento seu titulo de rei de Israel de lado e chorou como qualquer ser humano simples que reconhece sua dependência do Pai celeste. Meu pai, meu pai...
O rei passou a entender que o livramento viria com o que ele já tem a mãos, ou seja, o arco e as flechas; Estava faltando algo ao rei a sabermos a , com a imposição de mãos, somando agora o direcionamento literal que é a janela para o oriente, que é o local aonde o inimigo opera, onde há muitas guerras, ou seja, falta a paz; ate os consumir, ou seja, muito trabalho, muita disposição ate o fim.
Vemos nas atitudes deste rei uma obediência, e claro que faltou um pouco de disposição na hora de ferir a terra, mas, contudo ele obedecia a tudo o que o profeta dizia. E nos que aproveitamentos tiraremos desta passagem.
Chegou a hora de redobrarmos a nossa atenção, chegou a hora de ferirmos a terra, tal qual o rei Jeoás, claro que não, mas quantas e quantas vezes tivermos a oportunidade de ferirmos a terra, agora que estamos olhando o exemplo do rei, talvez feríssemos umas 10 vezes, não é mesmo, mas daqui há uma semana, um mês ou quem sabe daqui a um ano, teremos a mesma disposição de ferir a terra 10 vezes, note que há uma crescente: uma semana, um mês... é essa a grande mensagem, adquirir um crescimento sempre.
No verso 19 apesar do profeta irado, note que ele manteve a semente do crescimento, dizendo a verdade, agora o rei teria todos os dias para lembrar daquela lição, que 05, 06 vezes deverias ter ferido a terra, talvez perderia algumas batalhas depois das 03 iniciais, mas aprendera uma lição que ajudaria com certeza em outras batalhas, a lição da perseverança.
Aprendemos com o rei que no dia a dia a humildade em buscar as coisas de Deus e somando temos de obedecer às leis dos homens e principalmente a lei de Deus, mas também devemos somar a isso uma boa vontade em perseverar em todas as situações.
_parte da palavra ministrada no templo dia: 21 / 01 / 13________________________   Pr. João Alves Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário