Google+

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Vem Cear...

Vem Cear... Levítico 22: 10, 11.

O livro de Levítico, que significa Levita, é um livro normativo, cheio de normas que nos ajuda a levarmos uma vida separada (santificada) ao Senhor.
conforme Levítico 11: 44a - Porque eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo;
E o que temos para esta noite, temos o que o Senhor já preparou a muito tempo atrás, nestes dias de festas Natal e Ano Novo, o ponto alto é a Ceia, Cear com os entes queridos e amigos numa mesa farta. Que Delicia.
Nestes dois versículos de Levítico, a Palavra nos fala de uma ceia e as pessoas que não participaram desta ceia, e ai você e eu pensamos o que estes versículos têm de haver conosco, espero que não tenha mesmo nada haver; Lembra-se do tema que diz: Vem Cear, justamente para cearmos temos que dar uma olhada com mais carinho para este versículo, especialmente para as palavras:
Estranho, Hospede e Jornaleiro. No verso 10 - Também nenhum estranho comerá das coisas santas; nem o hóspede do sacerdote, nem o jornaleiro comerão das coisas santas.
Imagino que este “estranho”, seja exatamente uma pessoa estranha, mas examinando mais a fundo, vejo algo é tudo aquilo que seja estranho ao comportamento do Senhor, ou seja, para um problema enfrentado pelo Senhor, (Ele teve uma reação que seria a correta tomada pelo Senhor Jesus e semelhantemente no mesmo problema a minha reação que tenho tomado diariamente pode ser diferente).
O Senhor tem um Projeto para o homem, e neste Projeto estou engajado (conhecendo) ou estou alheio (estranho) a este Projeto.
Poderia falar somente deste “estranho”: Em nossas casas; Em nossos trabalhos; em nossos relacionamentos; na igreja, como exatamente temos nos preparados e reagido diante dos problemas que aparecem dia após dia, antes mesmo de sairmos de casa, olhando para as nossas roupas. Por ex:
Escolhendo uma roupa; Como se da esta escolha; Você para e pensa no calor que esta fazendo ultimamente; Você pensa somente em estar bem com você, sem se preocupar se a roupa que você esta escolhendo ira denegrir a imagem do Senhor; Ou o bonito é para mostrar mesmo”, há oportunidades a todo em nossas vidas e deixamos escapar, as pessoas olham para nos e pensam esta é a Carta escrita do Senhor, pense nisso, não somente na escolha de uma roupa, mas sim de uma palavra que ira sair de sua boca, numa reação, numa expressão, enfim todas as suas coisas estão centradas no Senhor. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8: 32.
Vejamos que nem um “hospede” do sacerdote comera a ceia, olhando por alto, somos frequentadores assíduos na casa do Senhor, mas vejamos mais particularmente o que nos move a nos achegarmos ao sacerdote.
Um hospede é porque esta momentaneamente atrás de uma oportunidade, agora analise o que realmente tem motivado a sua vida, a sua vontade, seu desejo e seu coração.
O hospede é o contrario do morador; o morador esta fixado, com base solida, estruturado em algum lugar ao lado de pessoas de sua confiança, ao passo que o hospede vive do momento e pior sem o apoio de sua família, embora seja hospede, fica limitado e o Senhor nos chamou para vivermos uma vida e vida abundante, não um momento, não um tempo.
E por ultimo olhamos o “jornaleiro”; o jornaleiro nos passa a ideia de interesses materiais, pessoas mais preocupadas com a benção do que com o Dono da benção, ou seja, pessoas preocupadas somente com o material e não com as coisas espirituais, lembrando que as coisas materiais se decompõem, estragam e passam (coroa corruptível), mas as coisas espirituais permanecem para sempre (coroa incorruptível).
Notaram as três situações: O que é estranho, no nosso modo de agir; O hospede, como vivemos os momento; E o jornaleiro o que temos de interesse, nessas três situações o tempo todo nos somos chamados a cearmos, não somente no Natal e Ano Novo, mas sim diariamente.
Devemos nos vigiar em nosso modo de agir, nos portarmos decentemente como um conhecedor das coisas certas; Assim como um morador, fixado em seu lugar e aos seus, compromissado com a família de Cristo; E deixando de correr atrás das noticias (interesses) e passando serem as Boas Novas, e o nosso interesse, a nossa vontade realmente seja de acordo com a Vontade do Pai, assim como na Oração do Pai Nosso, almejando o cear, a ceia que o Senhor nos chamou a cear.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Apocalipse 3: 20.
No verso 11 - Mas, quando o sacerdote comprar alguma alma com o seu dinheiro, aquela comerá delas e o nascido na sua casa; estes comerão do seu pão.

A todo tempo saiba do seu valor, do alto preço que foi pago la na cruz do calvário por nossas vidas, lembre que a todo tempo temos um preço a pagar pelas vidas que são estranhas, passem a conhecer; dos que são hospedes, que passem a morador e aos jornaleiros, passem a ser as Boas Novas, ou seja, as coisas que realmente são de Deus, ai nesse momento estarão como os nascidos na sua casa ai sim comeremos a ceia, celebrarão a vitoria da vida sobre a morte.

 parte da palavra ministrada no templo dia: 26 / 12 / 13                                                  Pr. João Alves Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário