Google+

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O amigo importuno


O amigo importuno - Lucas 11: 5 -13
Ninguém gosta de ser chamado de importuno, não é mesmo, mas o importuno aqui é no bom sentido do Pedir, do Buscar e do Abrir-se em Oração, sim porque esta passagem esta na seqüência da Oração modelo em Lucas 11: 2. Lucas 11: 5 Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo e, se for procurá-lo à meia-noite, lhe disser: Amigo, empresta-me três pães. Para um judeu e para muita gente de bem é uma situação constrangedora em receber alguém em sua casa e não ter o que oferecer, no caso da passagem diz que o amigo estava de viagem, possivelmente cansado e faminto, possivelmente o amigo que recebeu a visita passava por situação difícil, pois não tinha 03 pães para oferecer naquela hora. E na seqüencia outra situação constrangedora a de pedir emprestado, e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado (Deut. 28: 12 - final). Devemos varrer esta vergonha de não ter as coisas em nossas vidas.
Ainda no verso 5, nos fala de um tempo (à meia noite), tempo de escuridão aonde não encontramos pessoas dispostas a ajudar, tal qual nos dias de hoje. Quem no dia de hoje recebeu um amigo, e este lhe ofereceu uma dádiva? Nesta parábola fala de 03 tipos de Amigos;
O Oportuno - 11: 08 (que tinha os pães; Mas nem por isso a amizade era certeza de ter os pães, mas só cederiam os pães pela importunação).
O Importuno - 11: 06 (que chega de viagem, e que tinha uma referencia naquela cidade, pena que sua referencia não tinha o pão) e o Importunado - 11: 5 (que recebe a visita e também saiu a buscar, bater e pedir pão emprestado, também vai buscar em uma referencia, ou seja, no seu vizinho).
Este Importunado bem que poderia ser Oportuno, (Se tivesse os pães) Este amigo Importunado, foi procurar o amigo que com certeza tinha os pães, é assim que temos de fazer; Pedirmos, batermos e buscarmos em quem tenha; Se dos céus não vos for dado, de modo nenhum teremos.
O grande lance desta parábola esta aqui, no Importuno, que buscar em quem tem; Os discípulos de Jesus viam que Jesus andava em vitorias e que a chave de Jesus era a Oração, e eles pediram: (entendam Importunaram a Jesus) Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. (Lucas 11: 1).
E o Senhor Jesus logo ensinou em 03 versículos, a sabermos o Pai, o Filho e o Espírito Santo. No verso 2 E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; Este é o pão que não pode faltar em nossas vidas é o Pai, ou seja, a separação, ou seja, (a santificação) que somos do Pai, ora se somos de Deus, procuramos as coisas de Deus. Deus, Ele não precisa ser mais santo, nós é que devemos zelar pelos nossos nomes de modo a fazermos dignos de sermos chamados filhos de Deus.
O pão que não pode faltar é o Senhor Jesus, alias como nos diz no versículo 3 pão cotidiano, ou seja, todos os dias; Quem de nos esquece de se alimentar, quer seja uma simples refeição, ninguém não é mesmo, chega a hora do almoço estamos lá, firme e faminto.
E o lado espiritual, temos nos alimentado somente no Domingo, somente na Quinta, não meus queridos alimente o todos os dias, vejo isso em um celular, quantos de nos, nos dias de hoje se separa do seu celular, pesquise ai se alguém já esqueceu voluntariamente o seu celular um dia se quer, agora pergunte também se leu algo na bíblia hoje.
O pão que não pode faltar a cada um de nos é a presença do Espírito Santo de Deus em nossas vidas; Quem de nos é bom o bastante para perdoar alguém, sem esse pão, sem essa presença é impossível, não é mesmo, de graça ainda nos orienta no caminho que devemos andar nos dizendo meu filho este não é o caminho.
Hoje ai do seu lado (independentemente onde você esteja neste momento) existe ai do seu lado um amigo importuno, que esteja lhe pedindo algo, que esteja buscando um alimento ou que esteja querendo se abrir simplesmente; E você amigo que é. Esta preparado com o seu "celeiro" abastecido, ou seja, com alimento, ou conforto adequado.
Nos como igreja que somos, temos que nos alimentarmos diariamente, pois não sabemos a hora em que vira um amigo e não devemos encarar o amigo como importuno e sim como oportuno, como mais uma oportunidade em que seja resplandecida a Luz do Senhor, no abrir de nossas bocas, saia uma palavra de conforto, de alegria e de vida, e sem deixar o material de lado, ha mais alegria no dar, do que no receber.
Esta oportunidade de adentrarmos a igreja e fazermos um Louvor em espírito e em verdade, não simplesmente cantarmos, na Palavra sermos Atentos ao ouvirmos e Retermos a Palavra, assim nos tornaremos Participantes na Palavra, faremos a Palavra viva em nosso dia a dia.
Para se fazer um pão é necessário basicamente; Farinha, óleo e água, bom uma pitada de sal não faz mal, ai é que entra eu e você, como "sal" desta terra, mas uma coisa que não pode ir neste pão é o fermento, não importa se não vai crescer, o que tem de crescer na minha e na sua vida é a presença do Senhor, é mais não vai ficar bonito, mesmo porque também não existe uma referencia do que realmente é bonito, o que não podemos ficar é "ocos" por dentro, comendo um pão fermentado, busque na bíblia um alimento para você; Peça ao Espírito a revelação e bata diariamente o ponto na presença do Senhor.

_parte da palavra ministrada no templo dia: 08 / 09_________________________________________   Pr. João Alves Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário