Google+

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sinal; você entende!!!

Quantas e quantas vezes estamos atrás de um sinal; Muitas não é mesmo, ou melhor, dizendo quase sempre. A verdade é que os sinais estão ai a nossa frente, imagine comigo um sinaleiro, (semáforo) ele esta ali ininterruptamente mostrando: Siga, Atenção ou Pare, e nem só por isso não quer dizer que não há acidentes ali, note que existe sempre uma Atenção entre os momentos de seguir ou de parar. E isso não é por acaso.
No 1º livro de Samuel capitulo 4: 1 ao 10. (Ler) no verso 1 E veio a palavra de Samuel a todo o Israel; e Israel saiu ao encontro, à peleja, aos filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca. Tão logo Samuel falou, o povo saiu a guerrear, sem prestar a devida atenção a palavra de Samuel, a conseqüência foi a derrota, note que morreram 4 mil homens, como nos diz o verso 2. No verso 3 diz que ouve uma indignação; reunirão se os anciãos e não com Samuel (homem de Deus) lembraram de algo que com certeza traria a vitoria ate eles, ou seja a Presença do Senhor (Arca do Senhor), mas vocês acham realmente que a criatura pode conduzir o Criador.
Foi o que eles fizeram trouxeram a Arca do Senhor e com grande jubilo (entenda grande gritaria, Oba_Oba), que ate a terra estremeceu, como nos diz o verso 5. De fato o povo inimigo tremeu na base ao saber da presença do Senhor no arraial do povo de Deus.
Temos aqui algo (03 coisas) a aprender com o povo inimigo: para que conhece um pouco de historia, sabe que ela pode ate se repetir; (01) o povo inimigo se recordou de quão grande é o poder do Senhor, por ocasião da libertação do Egito, (02) e que o povo de Deus serviu por 430 anos aos egípcios, e que eles mesmo não queriam agora se tornarem escravos do povo de Deus, (03) com isso eles redobraram as suas forças; como nos diz o verso 9.
No verso 10 vemos a vitoria do povo inimigo mais 30 mil homens morreram, com isso somamos 34 mil homens mortos, por causa da inobservância (falta de atenção) da palavra do homem de Deus. (destes 34 mil homens, só 02 tiveram seus nomes conhecidos; os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, ou seja a vontade de Deus é soberana, isso é uma outra historia). Foi o tomada a Arca; bom o povo inimigo deve ter esquecido que o Santo não habita com o profano, eles sentiram literalmente na pele. Tiveram que devolver a Arca do Senhor e ainda com uns presentes junto. (presente não escolhe quem ganha e sim quem dá, e da o seu melhor rsrs...). Convido vocês a lerem o restante do capitulo 4, o 5, 6, para vocês entenderem toda a historia dos presentes e vamos agora no cap.7: 3  Então, falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.
Agora sim o Sinal invisível: O povo faminto e sedento, a procura de algo que venha de encontro ao que eles querem, ou seja, vencer o inimigo.
Prestam atenção ao sinal invisível (palavra de Samuel) que fala tudo àquilo que eles desejavam ouvir; Qual o sinal que temos ouvido nos dias de hoje: É um sinal que nos trará vitoria; ou o que ouvimos é uma total falta de entendimento, (sermões duríssimos); ninguém gosta de ser comparado a uma mula e etc, etc,etc... (ate parece que a mula de balaão estava La na criação e tem ate mais valor que os homens).
O fato é que se você quer que seu sinal seja aceito pelos homens, temos de sinalizar com algo que realmente interessa aos homens (simples assim). O livre arbítrio ele foi dado por Deus a todos, não só a alguns, tem se falado muito ultimamente na essência (em voltar à essência), ate aonde que eu saiba Deus é o próprio Amor, Paz, Mansidão, Misericórdia... Não é jogando as pessoas pra baixo, que a traremos para cima, o homem não tem esta capacidade. As pessoas acabam se afastando, talvez o motivo de termos poucas pessoas dentro das igrejas hoje em dia e muitas pessoas procurando prazeres em lugares errados.                                                                                 (fale com Amor, fale com Paz, fale com Misericórdia...)
Um ótimo exemplo é uma aula de culinária, ainda mais se for realizada perto da hora do almoço, as pessoas participantes estarão atentas a todas as coisas: ingredientes, modo de preparo, dicas e para provar. (entenda participar). Do verso 3 ao 8  houve um afinamento entre Samuel e o povo de Deus, uma cumplicidade, (entenda algo em comum...). Buscaram juntos (porem separados) e Samuel se compromete não a ir à batalha, mas ficar a oferecer sacrifícios ao Senhor para que as misericórdias do Senhor acompanhassem o seu povo. E a vitoria veio depois que este sinal invisível (leia-se Palavra) foi percebida, aceita pelo povo e mais pondo em pratica.
Agora o Sinal visível, pois o ser humano gosta de ver pra crer (tal qual Tomé), La no cap. 7: 12 Então, tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.
Repararam que La no 1º Samuel 4: 1  tem a palavra Ebenézer, e aqui também, ou seja, do começo ao fim o Senhor esta presente e desejoso em dar vitoria nas nossas vidas.
Samuel, pois a pedra e disse: Ebenézer, que significa “Pedra de Ajudae na seqüência disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. Aquela pedra era o sinal físico para que ajudasse todo aquele do povo de Deus a se recordasse da vitoria e mais de como o povo de Deus deve estar diante Dele com inteireza de coração não apenas exteriormente, como no caso da Arca representando a presença de Deus, nos dias de hoje o que temos de mais sagrado? A Bíblia Sagrada, não é mesmo; da mesma forma que de nada adianta carregarmos a bíblia pra cima e pra baixo, dando a entender que somo de Deus, o que realmente importa e termos a bíblia nos nossos corações gravada, para que quando vierem situações difíceis, (e como surgem situações desagradáveis ein...) possamos no abrir de nossas bocas termos um sinal vindo de Deus, não um sinal vindo da sabedoria humana. Com gritaria, oba_oba, o famoso: já ganhou.
Deus sempre desejou para o homem o melhor, ou seja, a vitoria sobre todas as situações e tem sempre acenado para que o homem se volte a ele; maior prova foi à vinda do Senhor Jesus a este mundo, para que tenhamos vida e vida em abundancia, por isso o sinal visível esta disponível a nos, se você deseja ver este sinal, olhe para a vida do seu irmão que está ai de pé do seu lado, mesmo com as aflições sobre sua vida ele tem perseverado em buscar ao Senhor, e também olhe para sua vida afinal você esta prestando atenção a esta palavra.
Não deixe de ler apenas a historia de Samuel, mas leia toda a bíblia, pois quem sabe o que mais necessita é o Senhor (através do Espírito Santo). Gosto muito de indicar Samuel, pois antes mesmo dele ser gerado, foi feito um jejum pela sua vida e pela sua vinda a este mundo, a sua concepção ocorre diante de um louvor (clamor) mesmo sem palavras, pois sua mãe estava desejosa em tocar o coração de Deus (1º Samuel 1). E Deus que é fiel a aquele que se achega a Ele, permitiu que se fosse aberta a madre de Ana, ou seja, Samuel sempre esteve diante do Senhor desde antes da sua concepção e ate o fim de sua vida.
Tenho certeza que você esta pensando que seria necessário nascer de novo; pois é isso mesmo o sinal para adentrarmos em nova vida, aonde a sua nova palavra trará Vida, trará Paz, trará os Desejos de Deus para sua vida e dos seus. João 3: 3  Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4  Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 7  Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
_parte da palavra ministrada no templo dia: 31 / 03_________        Pr. João Alves Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário