Google+

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sinal; você entende!!!

Quantas e quantas vezes estamos atrás de um sinal; Muitas não é mesmo, ou melhor, dizendo quase sempre. A verdade é que os sinais estão ai a nossa frente, imagine comigo um sinaleiro, (semáforo) ele esta ali ininterruptamente mostrando: Siga, Atenção ou Pare, e nem só por isso não quer dizer que não há acidentes ali, note que existe sempre uma Atenção entre os momentos de seguir ou de parar. E isso não é por acaso.
No 1º livro de Samuel capitulo 4: 1 ao 10. (Ler) no verso 1 E veio a palavra de Samuel a todo o Israel; e Israel saiu ao encontro, à peleja, aos filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca. Tão logo Samuel falou, o povo saiu a guerrear, sem prestar a devida atenção a palavra de Samuel, a conseqüência foi a derrota, note que morreram 4 mil homens, como nos diz o verso 2. No verso 3 diz que ouve uma indignação; reunirão se os anciãos e não com Samuel (homem de Deus) lembraram de algo que com certeza traria a vitoria ate eles, ou seja a Presença do Senhor (Arca do Senhor), mas vocês acham realmente que a criatura pode conduzir o Criador.
Foi o que eles fizeram trouxeram a Arca do Senhor e com grande jubilo (entenda grande gritaria, Oba_Oba), que ate a terra estremeceu, como nos diz o verso 5. De fato o povo inimigo tremeu na base ao saber da presença do Senhor no arraial do povo de Deus.
Temos aqui algo (03 coisas) a aprender com o povo inimigo: para que conhece um pouco de historia, sabe que ela pode ate se repetir; (01) o povo inimigo se recordou de quão grande é o poder do Senhor, por ocasião da libertação do Egito, (02) e que o povo de Deus serviu por 430 anos aos egípcios, e que eles mesmo não queriam agora se tornarem escravos do povo de Deus, (03) com isso eles redobraram as suas forças; como nos diz o verso 9.
No verso 10 vemos a vitoria do povo inimigo mais 30 mil homens morreram, com isso somamos 34 mil homens mortos, por causa da inobservância (falta de atenção) da palavra do homem de Deus. (destes 34 mil homens, só 02 tiveram seus nomes conhecidos; os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, ou seja a vontade de Deus é soberana, isso é uma outra historia). Foi o tomada a Arca; bom o povo inimigo deve ter esquecido que o Santo não habita com o profano, eles sentiram literalmente na pele. Tiveram que devolver a Arca do Senhor e ainda com uns presentes junto. (presente não escolhe quem ganha e sim quem dá, e da o seu melhor rsrs...). Convido vocês a lerem o restante do capitulo 4, o 5, 6, para vocês entenderem toda a historia dos presentes e vamos agora no cap.7: 3  Então, falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.
Agora sim o Sinal invisível: O povo faminto e sedento, a procura de algo que venha de encontro ao que eles querem, ou seja, vencer o inimigo.
Prestam atenção ao sinal invisível (palavra de Samuel) que fala tudo àquilo que eles desejavam ouvir; Qual o sinal que temos ouvido nos dias de hoje: É um sinal que nos trará vitoria; ou o que ouvimos é uma total falta de entendimento, (sermões duríssimos); ninguém gosta de ser comparado a uma mula e etc, etc,etc... (ate parece que a mula de balaão estava La na criação e tem ate mais valor que os homens).
O fato é que se você quer que seu sinal seja aceito pelos homens, temos de sinalizar com algo que realmente interessa aos homens (simples assim). O livre arbítrio ele foi dado por Deus a todos, não só a alguns, tem se falado muito ultimamente na essência (em voltar à essência), ate aonde que eu saiba Deus é o próprio Amor, Paz, Mansidão, Misericórdia... Não é jogando as pessoas pra baixo, que a traremos para cima, o homem não tem esta capacidade. As pessoas acabam se afastando, talvez o motivo de termos poucas pessoas dentro das igrejas hoje em dia e muitas pessoas procurando prazeres em lugares errados.                                                                                 (fale com Amor, fale com Paz, fale com Misericórdia...)
Um ótimo exemplo é uma aula de culinária, ainda mais se for realizada perto da hora do almoço, as pessoas participantes estarão atentas a todas as coisas: ingredientes, modo de preparo, dicas e para provar. (entenda participar). Do verso 3 ao 8  houve um afinamento entre Samuel e o povo de Deus, uma cumplicidade, (entenda algo em comum...). Buscaram juntos (porem separados) e Samuel se compromete não a ir à batalha, mas ficar a oferecer sacrifícios ao Senhor para que as misericórdias do Senhor acompanhassem o seu povo. E a vitoria veio depois que este sinal invisível (leia-se Palavra) foi percebida, aceita pelo povo e mais pondo em pratica.
Agora o Sinal visível, pois o ser humano gosta de ver pra crer (tal qual Tomé), La no cap. 7: 12 Então, tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.
Repararam que La no 1º Samuel 4: 1  tem a palavra Ebenézer, e aqui também, ou seja, do começo ao fim o Senhor esta presente e desejoso em dar vitoria nas nossas vidas.
Samuel, pois a pedra e disse: Ebenézer, que significa “Pedra de Ajudae na seqüência disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. Aquela pedra era o sinal físico para que ajudasse todo aquele do povo de Deus a se recordasse da vitoria e mais de como o povo de Deus deve estar diante Dele com inteireza de coração não apenas exteriormente, como no caso da Arca representando a presença de Deus, nos dias de hoje o que temos de mais sagrado? A Bíblia Sagrada, não é mesmo; da mesma forma que de nada adianta carregarmos a bíblia pra cima e pra baixo, dando a entender que somo de Deus, o que realmente importa e termos a bíblia nos nossos corações gravada, para que quando vierem situações difíceis, (e como surgem situações desagradáveis ein...) possamos no abrir de nossas bocas termos um sinal vindo de Deus, não um sinal vindo da sabedoria humana. Com gritaria, oba_oba, o famoso: já ganhou.
Deus sempre desejou para o homem o melhor, ou seja, a vitoria sobre todas as situações e tem sempre acenado para que o homem se volte a ele; maior prova foi à vinda do Senhor Jesus a este mundo, para que tenhamos vida e vida em abundancia, por isso o sinal visível esta disponível a nos, se você deseja ver este sinal, olhe para a vida do seu irmão que está ai de pé do seu lado, mesmo com as aflições sobre sua vida ele tem perseverado em buscar ao Senhor, e também olhe para sua vida afinal você esta prestando atenção a esta palavra.
Não deixe de ler apenas a historia de Samuel, mas leia toda a bíblia, pois quem sabe o que mais necessita é o Senhor (através do Espírito Santo). Gosto muito de indicar Samuel, pois antes mesmo dele ser gerado, foi feito um jejum pela sua vida e pela sua vinda a este mundo, a sua concepção ocorre diante de um louvor (clamor) mesmo sem palavras, pois sua mãe estava desejosa em tocar o coração de Deus (1º Samuel 1). E Deus que é fiel a aquele que se achega a Ele, permitiu que se fosse aberta a madre de Ana, ou seja, Samuel sempre esteve diante do Senhor desde antes da sua concepção e ate o fim de sua vida.
Tenho certeza que você esta pensando que seria necessário nascer de novo; pois é isso mesmo o sinal para adentrarmos em nova vida, aonde a sua nova palavra trará Vida, trará Paz, trará os Desejos de Deus para sua vida e dos seus. João 3: 3  Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4  Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 7  Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
_parte da palavra ministrada no templo dia: 31 / 03_________        Pr. João Alves Pereira.

Benção é Benção

Deus sempre tem uma boa medida para nos, alias como nos afirma na sua Palavra recalcada, sacudida e transbordante; Lucas 6: 38. Pois bem, no Livro de Números 6: 22 ao 27 (Ler); o próprio Deus fala a Moises: 6: 22  E falou o SENHOR a Moisés, dizendo. 6: 23 Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes:
Bom quando ouvimos de homens ate que não damos a devida importância, (Mas deveríamos) mas a partir do momento que é o próprio Deus é quem fala ai a coisa muda de figura não é mesmo no mesmo livro no Cap. 23: 19 a palavra nos ensina que: Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?  É muito serio quando ouvimos preste atenção que o Senhor Deus fala a Moises para que Moises fale a Arão (Arão alem de irmão era o porta-voz de Moises, conhecedor das coisas e etc..), Arão é como você que sabe o que se passa La na sua casa, ninguém mais sabe a não ser Deus. Deus sabe todas as coisas.
O Senhor te abençoe (verso 24) palavra que temos de conhecer o seu significado. Benção é benção, maldição é maldição. Não podemos denominar bênção algo que não é bênção o nosso dizer tem que ser Sim, Sim ou Não, Não. Mateus 5: 37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna. As pessoas que distorcem as palavras (o marido ou a esposa fazem algo errado ou tem uma vida fora dos princípios de Deus é o cônjuge diz que a pessoa é uma benção, a pessoa na verdade é uma benção, mas o que ela esta fazendo esta muito longe de ser benção) isto é um exemplo há muitos outros; mas o Senhor Deus esta dizendo que te abençoara ande no caminho da benção sabemos que a benção foi definida em um lugar; então é só seguirmos neste caminho sem desviarmos nem para direita ou para esquerda, seguindo Insistindo, persistindo e não Desistindo, esta é a boa medida do Senhor. No final do verso 24: e te guarde, pois é o Senhor só vai nos guardar somente quando nos guardarmos em seguirmos no seu caminho, pois teremos parte com ele e Ele comigo. Apocalipse 3: 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. 6: 25 o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Assim como o sol dissipa toda a treva quando nasce o senhor resplandecendo, ou seja, o seu favor vindo de encontro a nos imagine que benção e ainda a misericórdia do Senhor não a dos homens; Davi certa feita preferiu cair nas mãos do Senhor, pois saberia que não teria nenhuma chance se caísse nas mãos dos homens, pois as misericórdias de Deus se renovam a cada manha. Isto é a recalcada do Senhor.
6: 26 o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Agora sim o volver do rosto do Senhor, significando intimidade, experiências e diálogo. Diálogo é nada mais nada menos que uma oração não semanal nem diária, mas uma oração constante. Mateus 6: 33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. E o Senhor te Dara a Paz, não aquela paz da bandeira branca, nem aquela paz, que temos mesmo com todas as nossas contas pagas e ainda parece-nos faltar algo, mas uma paz que excede todo o entendimento, a genuína que vem do Senhor, entenda como a Sacudida claro que do senhor. O transbordamento virá quando vivermos no assim do verso 27 brilharmos a Luz do Senhor, quando Honrarmos o Nome do senhor; ai Ele abençoara ainda mais a sua casa. Esta é a Palavra de Deus. Receba para sua vida...
_parte da palavra ministrada no templo dia: 21 / 04_________        Pr. João Alves Pereira.

1ª João 5: 4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé.

Neste mês de maio estamos em campanha, e uma campanha aonde haverá 09 pregadores diferentes, mas pregando o mesmo tema: 1ª João 5: 4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé.
Quis o Senhor, através do Pr. presidente que eu pregasse no 5º dia da campanha, aceitei e fui buscar a Deus, o que Ele queria dizer ao seu povo. Para minha surpresa a minha vez, caiu no 5º dia da campanha e esta bem no Meio da campanha, ou seja, já houve 04 pregações e ainda haverá mais 04 pregações.
Na nossa vida existe um Meio também, justamente quando nascemos em Cristo, mas quando realmente nascemos em Deus, seguindo o tema sugerido em 1ª João 5: 4.
Pois bem de posse deste dado o Senhor me deu a posição inicial para elaborar a mensagem que diz: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé.
A fé segundo Hebreus 11: 1 versão ARA nos ensina: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Fé é certeza e todas as minhas certezas antes de conhecer o Senhor foram de muita pouca valia, para não dizer nulas, a partir do momento em que eu me batizei as minhas certezas e convicções continuaram as mesmas (não deveria), mas é ai que vemos o grande amor de Deus, o livre arbítrio, Ele não criou robozinhos o fato de eu e você termos nos batizado não significa um passe mágica, que quando virmos a tona a nossa vida será diferente a nossa vida é a mesma, porem com as nossas novas certezas tem que ter um Norte do Senhor, o que geralmente não acontece. agora, precisamente a uns 12 anos, ando me orientando pelo Senhor e minha vida é outra, em nada pode se comparar a vida antes de Cristo. (e você).
O mais básico, importante e necessário e que nos encontremos nesta posição, ou seja, NO MEIO, para que as vitorias do Senhor se achegue a nos; vou entrar na Palavra, mas antes gostaria que vocês esquecessem de que já ouviram; esta mensagem é o "Maná novo " para este novo dia, pois se ficarmos relembrando do que já ouvimos não ouviremos o que é novo, esta mensagem é normalmente rotulada erroneamente em: "A mulher adultera", de hoje em diante passe a conhecê-la como: "A mulher pega em adultério" (começando certo, teremos uma maior chance de terminarmos certo). Da posição que estamos não podemos mais nos lembrarmos do passado nosso e de outras pessoas, ( pecado / homens ), fica como que se anulamos a ação do Jesus lá na cruz do calvário, na vida das pessoas e pior na nossa  fé.
Agora estou convidando cada um vocês a ficarem no lugar desta mulher, não na situação em que ela foi pega, mas na posição. entendam no meio. Leiam João 8: 3 ao 11.
No verso 4; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando; Esta mulher agora tem o privilegio de conhecer o Senhor Jesus, e o que ela vê: Vê um homem cabisbaixo escrevendo na terra; muitas pessoas acham que iram encontrar um super-homem, ou que vera super-poderes ao se encontrarem com Jesus, um doce engano, esta mulher só tinha um homem ajoelhado a sua frente, um homem que ela tinha de depender dele, mesmo porque Jesus é o único, pois os demais homens a queriam morta. Esta mulher percebe agora que ela é um nada, pois aqueles homens usava ela para atacar Jesus e que sua vida não tinha valor para aqueles homens, que ate invocavam a lei, ou seja, estava perdida e sua única saída era crer no Senhor, você já ouviu alguma vez: Que a batalha não é nossa e sim do Senhor; esta mulher aprendeu isso na própria pele, agora ainda mais confiante no Senhor Jesus, ( verso 6) com a insistência daqueles homens, Jesus tem uma atitude, se levanta e fala uma única frase, no verso 7: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
Nesta frase vamos ver 02 situações de angulo diferente: Vendo a fé (certeza, a confiança) da mulher no meio e vendo o Agir (atitudes) do Senhor  com a fé que vence o mundo:
A 1ª partindo da mulher; ao ouvir a frase a mulher passa a nem respira mais, esperando a primeira pedrada, ou seja morrendo, confiando e orando ao mesmo tempo. (se eu tiver mais uma chance faria tudo diferente) com o passar do tempo ela volta a respirar, o que é normal e nasce para uma nova vida e começa a abrir os olhos (como um recém nascido) e o que ela vê agora: O mesmo Jesus abaixado ali na sua frente, com certeza orando, agradecendo a Deus. Agora nesta nova vida ela passa a mais confiar ainda mais e inicia um diálogo com Jesus, no final do verso 9: ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio.
Conversar com Jesus é nada mais nada menos que orar para nos; Mas esta mulher digo novamente que é privilegiada em estar na Posição do Meio, permanecendo aonde estava e agora nascida de Deus, conversa diretamente, agora sem a condenação do pecado e o Senhor Jesus da uma nova rota para sua vida; no verso 11: Vai-te e não peques mais. Agora esta mulher tem um Norte e um Caminho, ou seja, a fé que vence o mundo. As suas certezas e convicções agora são diferentes das de antes.
A 2ª situação e a partir do próprio Jesus; falou apenas uma única frase, não ficou argumentando por horas a fio sobre a lei; lembrou os que todos estavam sob a lei: ou seja; Direitos e Deveres.
Jesus não estava revogando o "Direito " deles, Jesus lembrou-lhes os seus "Deveres ", que é e sempre será de estar sem pecado, ainda sem citar o amor ao próximo, como a ti mesmo...
Jesus também não ficou gritando para intimidar aqueles homens, nem tão pouco ficou fazendo cara feia, muito menos como "dono da verdade", ficou encarando, ou seja, passando na cara daqueles homens, Jesus falou uma única frase e voltou a sua posição inicial.
Ele sabia o que o apóstolo Paulo descobriu mais tarde em Efésios 6: 12; Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
O fato é que esta mulher pega em adultério viu e ouviu todas as atitudes de um homem diferente, agora suas certezas (leia-se Fé) era buscar o homem da sua vida, da sua nova vida, ou seja, vida nova, aonde cabe-se novidade de vida, ( casar-se e ter filhos ).
E nos que faremos de agora em diante; ficaremos olhando fixo no Senhor Jesus e suas atitudes em busca de um real (verdadeiro) nascimento. Diante das aflições que com certeza virão e nos a enfrentaremos tal qual como esta mulher ali no meio (inerte, parada) esperando, confiando em Jesus, se perguntando. O que Jesus faria em meu lugar.
João 16: 33 Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Ou melhor se já nascemos em Deus, do mesmo modo que a mulher, ficarmos no meio em frente a Jesus, agora com uma relação de diálogo direto "entenda em oração" e meditando em sua Palavra, somente assim teremos a fé que vence o mundo "digo a Certeza a Convicção " necessária para quando o Espírito Santo nos dizer e nos entendermos quando Ele dizer:
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.    1ª João 5: 4
_parte da palavra ministrada no templo dia: 15 / 05_________        Pr. João Alves Pereira.