Google+

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Você tem Amigo

Bom certamente a historia de Jó todos nos conhecemos, não e mesmo, mas gostaria de chamar cada um de nos a nos colocarmos no lugar de Jó, não nas chagas e afins, mas na Integridade, na Retidão, no Temor e na capacidade de Desviar-se do mal. “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó, homem íntegro e reto, temente a DEUS e que se desviava do mal” (Jó 1.1).
Sabe uma coisa que chama a atenção (que agrada) não dos homens, mas a atenção de Deus é justamente essas qualidades de Jó, então a uma coisa que não bate, se agrada a Deus, porque sobrevieram estas coisas sobre Jó, não é mesmo; Então chama tanto a atenção que o inimigo quer de todas as maneiras impedir que estas qualidades permaneçam. Mas não estou aqui para falar sobre estas questões e sim sobre os amigos de Jó.
A mulher de Jó conhecia a sua Integridade e que Jó não mereceria estas situações, mesmo assim a amizade, o relacionamento deles não foi o bastante para que ela, numa expressão de verdadeira de amiga o confortasse; Pelo contrario, vocês já sabem o que ela disse: “Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2.9).
Ai entra os 03 Amigos de Jó, amigos esses que vieram de longe, ou seja, pagaram um preço para estarem com Jó, quiseram estar junto, pois conhecia não a situação em que Jó estava, mas conheciam sua Integridade, sua Retidão, seu Temor e vontade de Desviar-se do mal.
Num primeiro momento desejaram estar juntos e quietinhos, ou seja, solidários com o seu amigo em dificuldades, provando lealdade e respeitando a sua dor.
Jó com certeza ficou feliz com os seus amigos, pois a situação era difícil e sempre será difícil independentemente da situação que cada um de nos viermos a sofrer, às vezes uma situação aparentemente leve, causa o transbordamento, pois a pessoa já não agüenta mais o peso das dificuldades em que esta passando.
Num segundo momento os amigos de Jó começaram a falar, ai é complicado, por mais amigo que sejamos simplesmente estamos vendo, a situação não é conosco, uma coisa e você ver a situação outra totalmente diferente é a situação ser com a gente, ou seja, na própria pele, antes de começarmos a falar e falar, não podemos esquecer da historia do amigo, da sua Integridade, da sua Retidão, falar sobre pecados dos amigos é sinal de falta de conhecimento do amigo. Quer falar; comece a interceder pelo seu amigo, isso mesmo comece a Orar pela vida dele, não ha palavra que possamos dizer que vá remover as chagas ou situação, o maior conforto é estar junto, apoiando.
Vamos deixar Jó e seus amigos de lado e vamos nos identificarmos com os nossos verdadeiros amigos; vamos dizer que tenhamos 10 "amigos", mas não estou me referindo a colegas, chegados ou mesmo amiguinho de infância, estou falando de Amigo; vamos analisar melhor possivelmente já tenha caído para 05 "amigos", nem estou falando de parentes e nem de conhecido de longa data, estou me referindo a Amigo. Que Deus me proteja de meus amigos, pois dos meus inimigos eu me protejo. "Voltaire", se neste momento você ficou sem amigos, não esquente, não é esta a minha intenção, quero ajudá-lo a conhecer 03 Tipos de amigos.
O 1º Amigo que devemos ter é o nosso cônjuge; Lembra no caso de Jó, sua esposa conhecia as suas qualidades, e agora as qualidades da esposa; Será que Jó conhecia... Parece não haver reciprocidade que nem no caso dos amigos (quiseram estar juntos, quietinhos, sentindo a dor do amigo) no momento em que as situações chegam, é o momento certo para o Amigo entrar em ação, querendo estar junto e tentando entender a situação, no caso de Jó, quando veio o problema, sua esposa, apesar de reconhecer as suas qualidades, abre a boca e não ajuda em nada, vindo a piorar a situação.
O 2º Amigo que devemos ter é os nossos filhos; Não adianta ganharmos o mundo inteiro e chegarmos a casa e não termos paz em casa; Ensinando a Integridade, a Retidão, o Temor a Deus e ensinado a desviar-se do mal, assim com Jó era conhecido ate fora do seu país, nós devemos ser conhecido em primeiro lugar em nossa casa, pelos de casa.
A amizade é como um caminho com dois sentidos (vai e vem), Integridade vai, Integridade vem, e assim por diante.
O 3º Amigo que devemos ter é os Homens e Mulheres de Deus; mais uma vez e quantas forem necessárias recorrerei ao salmo 1: 1 Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Querido é bem verdade que o joio cresce ao lado do trigo, como nos ensina a própria Palavra, mas temos agora uma base para conhecer e reconhecer o joio e o trigo.
A notarmos a Integridade, a Retidão, o Temor a Deus e a capacidade de cada um em Desviar-se do mal. Você tem Amigo...

_parte da palavra ministrada no templo dia: 18 / 08____________ Pr. João Alves Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário