Nos dias de hoje ouvimos muito pouco sobre o Profeta Joel, os Profetas foram "Classificados em Maiores e Menores", foram classificados, não pela sua estatura, importância ou autoridade, mas sim pelo tamanho do Livro, ou seja, Livro menor Profeta menor (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e
Malaquias), Livro maior, Profeta maior (Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel).
Joel 1:1 Palavra do SENHOR que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. Deus fala diretamente ao menor, ha um ditado no mundo que diz: Falou pouco, mas falou bonito, pois é isso mesmo. No verso 2 e 3, contempla este pensamento. 2 Ouvi isto, vós, anciãos, e escutai todos os moradores da terra: Aconteceu isto em vossos dias? Ou também nos dias de vossos pais? 3 Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos, a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração. Eu não ouvi isso do meu pai, e se você também não ouviu isso do seu pai, não fique triste, o importante e que você ouviu e que nos diremos aos nossos filhos e estes aos seus filhos! Esta mensagem de Joel.
A mensagem contida no verso 4 O que ficou da lagarta, o comeu o gafanhoto, e o que ficou do gafanhoto, o comeu a locusta, e o que ficou da locusta, o comeu o pulgão. Esta mensagem a primeira vista não nos diz nada, mas observe melhor, fala sobre 04 tipos de praga, fala sobre plantação e perdas.
A 1ª praga consome 50%, a 2ª consome mais 25%, a 3ª mais 25%, você deve imaginar que esta errada esta conta, pois já consumiu 100%, não é mesmo, pois ainda falta a 4ª praga, mas não esta. Quem pensa assim só pensa no material, no financeiro; foi se o material, mas ainda estamos vivos, e vivos ainda temos uma chance, a 4ª praga é o chamado "tiro de misericórdia", (a pessoa não tem mais nada, mas ouvi a mensagem e a pratica, sua vida para de descer e começa a fazer uma curva para cima, voltada para Deus).
Para se obter uma Safra, temos que observarmos os detalhes: Planejarmos os custos, Agrônomo, Preparar a terra, Preparar as Maquinas, boas Sementes, Irrigação, Controle de pragas, Colheitadeira, Transporte, Estocagem, e se possível Beneficiar, ou seja, agregar valor, ai podemos dizer que a safra (entenda o Ano) foi boa. Na virada do ano fazemos tal qual um Agricultor, planejamos o próximo ano (mil planos), ai entra Janeiro (porque tem um pessoal de ferias) acaba-se passando o mês, ai entra Fevereiro (porque o País só deslancha depois do carnaval) às vezes é em Março, Vem Abril, Maio e Junho e que já foi meio ano, ai entra as férias escolares em Julho, ai alguns já começam a entregar os pontos e desejar que o ano acabe, pois não esta sendo um bom ano. Realmente o ano não vai ser bom se não atentarmos aos detalhes diários, vigilante em tudo e especialmente em oração.
Estamos na hora certa para redobrarmos as nossas forças, (na parte menor do ano) agora com uma nova chave em nossas mãos, a Oração.
Neste ponto se ouvirmos a Palavra do Senhor, Palavra esta de Joel, do verso 5 ao 12, note que só diz sobre: Vergonha, Assolação, Seca e Falta, e no final do verso 12, e a alegria se secou entre os filhos dos homens. É exatamente isso que esta faltando no dia a dia, note se isso esta acontecendo na sua vida, na sua casa, no seu trabalho e pior na sua comunidade. Alegria e simplesmente algo que não pode faltar, é como o ar, não deixamos de respirar, nem precisamos agendar para nos esquecermos de respirar, não é mesmo, mas para alegrarmos, parece necessário marcarmos um dia. Ex: Um adolescente pensa que vai ser feliz, somente quando tiver 18 anos; Não espere ter 18 anos para ser feliz, e assim por diante. Do verso 5 ao 12, vemos ai no dia a dia, e a solução esta a partir do verso 13 e 14 ,note 13 Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai, vestidos de panos de saco, durante a noite, ministros do meu Deus; porque a oferta de manjares e a libação cortadas foram da Casa de vosso Deus. 14 Santificai um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os anciãos e todos os moradores desta terra, na Casa do SENHOR, vosso Deus, e clamai ao SENHOR.
No verso 13, você pode pensar que não é sacerdote, Ministro... Mas é Sim. La na sua casa. La na nossa casa, nos os Pais; Somos Sacerdotes e Ministros, representamos autoridade sim, como nos ensinou Joel, La no verso 3, para fazermos narração aos nossos filhos e assim por diante, se você se sente o menor ainda mais esta mensagem fala a você.
Agora o verso 14, sim é a chave. Diz: Santificai, ou seja, Separai; faze-te especial, como nos ensina Mateus 6: 33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Tendo em mente e no coração direcionado, dedicado a um diálogo diário com o Pai. Nestes dias começamos uma reunião mensal de oração, parece pouco não é mesmo, uma reunião mensal, mas o fato de nos dispormos mais um dia em estarmos em união na Casa do Senhor, já é uma vitoria, e este é o primeiro passo, o ideal e que não deixemos um momento sequer em orarmos ao Senhor.
Um incentivo para nos, esta aqui em Joel mesmo, você notou a diferença; do Cap. 1 verso 5 ao 12, (como disse acima), quando assumimos uma posição em oração no Cap. 1 verso 13 e 14, e no Capitulo 2: 12, Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus;... Começa a colheita para nos, quando cada um de nos dobrarmos os nossos joelhos em oração ao Senhor e o buscá-lo de todo o coração, Joel 2: 25 E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, e a locusta, e o pulgão, e a oruga, o meu grande exército que enviei contra vós. E o Senhor tem mais em2: 28 E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Nossos filhos não passarão por metade do que nos passamos, seremos como Joel ensina, passara de geração em geração.
_parte da palavra ministrada no templo dia: 28 / 07____________ Pr. João Alves Pereira.