Google+

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dia de Oração

Nos dias de hoje ouvimos muito pouco sobre o Profeta Joel, os Profetas foram "Classificados em Maiores e Menores", foram classificados, não pela sua estatura, importância ou autoridade, mas sim pelo tamanho do Livro, ou seja, Livro menor Profeta menor (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e
Malaquias), Livro maior, Profeta maior (Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel).
Joel 1:1 Palavra do SENHOR que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. Deus fala diretamente ao menor, ha um ditado no mundo que diz: Falou pouco, mas falou bonito, pois é isso mesmo. No verso 2 e 3, contempla este pensamento. 2 Ouvi isto, vós, anciãos, e escutai todos os moradores da terra: Aconteceu isto em vossos dias? Ou também nos dias de vossos pais? 3 Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos, a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração. Eu não ouvi isso do meu pai, e se você também não ouviu isso do seu pai, não fique triste, o importante e que você ouviu e que nos diremos aos nossos filhos e estes aos seus filhos! Esta mensagem de Joel.
A mensagem contida no verso 4 O que ficou da lagarta, o comeu o gafanhoto, e o que ficou do gafanhoto, o comeu a locusta, e o que ficou da locusta, o comeu o pulgão. Esta mensagem a primeira vista não nos diz nada, mas observe melhor, fala sobre 04 tipos de praga, fala sobre plantação e perdas.
A 1ª praga consome 50%, a 2ª consome mais 25%, a 3ª mais 25%, você deve imaginar que esta errada esta conta, pois já consumiu 100%, não é mesmo, pois ainda falta a 4ª praga, mas não esta. Quem pensa assim só pensa no material, no financeiro; foi se o material, mas ainda estamos vivos, e vivos ainda temos uma chance, a 4ª praga é o chamado "tiro de misericórdia", (a pessoa não tem mais nada, mas ouvi a mensagem e a pratica, sua vida para de descer e começa a fazer uma curva para cima, voltada para Deus).
Para se obter uma Safra, temos que observarmos os detalhes: Planejarmos os custos, Agrônomo, Preparar a terra, Preparar as Maquinas, boas Sementes, Irrigação, Controle de pragas, Colheitadeira, Transporte, Estocagem, e se possível Beneficiar, ou seja, agregar valor, ai podemos dizer que a safra (entenda o Ano) foi boa. Na virada do ano fazemos tal qual um Agricultor, planejamos o próximo ano (mil planos), ai entra Janeiro (porque tem um pessoal de ferias) acaba-se passando o mês, ai entra Fevereiro (porque o País só deslancha depois do carnaval) às vezes é em Março, Vem Abril, Maio e Junho e que já foi meio ano, ai entra as férias escolares em Julho, ai alguns já começam a entregar os pontos e desejar que o ano acabe, pois não esta sendo um bom ano. Realmente o ano não vai ser bom se não atentarmos aos detalhes diários, vigilante em tudo e especialmente em oração.
Estamos na hora certa para redobrarmos as nossas forças, (na parte menor do ano) agora com uma nova chave em nossas mãos, a Oração.
Neste ponto se ouvirmos a Palavra do Senhor, Palavra esta de Joel, do verso 5 ao 12, note que só diz sobre: Vergonha, Assolação, Seca e Falta, e no final do verso 12, e a alegria se secou entre os filhos dos homens. É exatamente isso que esta faltando no dia a dia, note se isso esta acontecendo na sua vida, na sua casa, no seu trabalho e pior na sua comunidade. Alegria e simplesmente algo que não pode faltar, é como o ar, não deixamos de respirar, nem precisamos agendar para nos esquecermos de respirar, não é mesmo, mas para alegrarmos, parece necessário marcarmos um dia. Ex: Um adolescente pensa que vai ser feliz, somente quando tiver 18 anos; Não espere ter 18 anos para ser feliz, e assim por diante. Do verso 5 ao 12, vemos ai no dia a dia, e a solução esta a partir do verso 13 e 14 ,note 13 Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai, vestidos de panos de saco, durante a noite, ministros do meu Deus; porque a oferta de manjares e a libação cortadas foram da Casa de vosso Deus. 14 Santificai um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os anciãos e todos os moradores desta terra, na Casa do SENHOR, vosso Deus, e clamai ao SENHOR.
No verso 13, você pode pensar que não é sacerdote, Ministro... Mas é Sim. La na sua casa. La na nossa casa, nos os Pais; Somos Sacerdotes e Ministros, representamos autoridade sim, como nos ensinou Joel, La no verso 3, para fazermos narração aos nossos filhos e assim por diante, se você se sente o menor ainda mais esta mensagem fala a você.
Agora o verso 14, sim é a chave. Diz: Santificai, ou seja, Separai; faze-te especial, como nos ensina Mateus 6: 33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Tendo em mente e no coração direcionado, dedicado a um diálogo diário com o Pai. Nestes dias começamos uma reunião mensal de oração, parece pouco não é mesmo, uma reunião mensal, mas o fato de nos dispormos mais um dia em estarmos em união na Casa do Senhor, já é uma vitoria, e este é o primeiro passo, o ideal e que não deixemos um momento sequer em orarmos ao Senhor.
Um incentivo para nos, esta aqui em Joel mesmo, você notou a diferença; do Cap. 1 verso 5 ao 12, (como disse acima), quando assumimos uma posição em oração no Cap. 1 verso 13 e 14, e no Capitulo 2: 12, Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus;... Começa a colheita para nos, quando cada um de nos dobrarmos os nossos joelhos em oração ao Senhor e o buscá-lo de todo o coração, Joel 2: 25 E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, e a locusta, e o pulgão, e a oruga, o meu grande exército que enviei contra vós. E o Senhor tem mais em2: 28 E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Nossos filhos não passarão por metade do que nos passamos, seremos como Joel ensina, passara de geração em geração.
_parte da palavra ministrada no templo dia: 28 / 07____________ Pr. João Alves Pereira.

Você tem Amigo

Bom certamente a historia de Jó todos nos conhecemos, não e mesmo, mas gostaria de chamar cada um de nos a nos colocarmos no lugar de Jó, não nas chagas e afins, mas na Integridade, na Retidão, no Temor e na capacidade de Desviar-se do mal. “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó, homem íntegro e reto, temente a DEUS e que se desviava do mal” (Jó 1.1).
Sabe uma coisa que chama a atenção (que agrada) não dos homens, mas a atenção de Deus é justamente essas qualidades de Jó, então a uma coisa que não bate, se agrada a Deus, porque sobrevieram estas coisas sobre Jó, não é mesmo; Então chama tanto a atenção que o inimigo quer de todas as maneiras impedir que estas qualidades permaneçam. Mas não estou aqui para falar sobre estas questões e sim sobre os amigos de Jó.
A mulher de Jó conhecia a sua Integridade e que Jó não mereceria estas situações, mesmo assim a amizade, o relacionamento deles não foi o bastante para que ela, numa expressão de verdadeira de amiga o confortasse; Pelo contrario, vocês já sabem o que ela disse: “Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2.9).
Ai entra os 03 Amigos de Jó, amigos esses que vieram de longe, ou seja, pagaram um preço para estarem com Jó, quiseram estar junto, pois conhecia não a situação em que Jó estava, mas conheciam sua Integridade, sua Retidão, seu Temor e vontade de Desviar-se do mal.
Num primeiro momento desejaram estar juntos e quietinhos, ou seja, solidários com o seu amigo em dificuldades, provando lealdade e respeitando a sua dor.
Jó com certeza ficou feliz com os seus amigos, pois a situação era difícil e sempre será difícil independentemente da situação que cada um de nos viermos a sofrer, às vezes uma situação aparentemente leve, causa o transbordamento, pois a pessoa já não agüenta mais o peso das dificuldades em que esta passando.
Num segundo momento os amigos de Jó começaram a falar, ai é complicado, por mais amigo que sejamos simplesmente estamos vendo, a situação não é conosco, uma coisa e você ver a situação outra totalmente diferente é a situação ser com a gente, ou seja, na própria pele, antes de começarmos a falar e falar, não podemos esquecer da historia do amigo, da sua Integridade, da sua Retidão, falar sobre pecados dos amigos é sinal de falta de conhecimento do amigo. Quer falar; comece a interceder pelo seu amigo, isso mesmo comece a Orar pela vida dele, não ha palavra que possamos dizer que vá remover as chagas ou situação, o maior conforto é estar junto, apoiando.
Vamos deixar Jó e seus amigos de lado e vamos nos identificarmos com os nossos verdadeiros amigos; vamos dizer que tenhamos 10 "amigos", mas não estou me referindo a colegas, chegados ou mesmo amiguinho de infância, estou falando de Amigo; vamos analisar melhor possivelmente já tenha caído para 05 "amigos", nem estou falando de parentes e nem de conhecido de longa data, estou me referindo a Amigo. Que Deus me proteja de meus amigos, pois dos meus inimigos eu me protejo. "Voltaire", se neste momento você ficou sem amigos, não esquente, não é esta a minha intenção, quero ajudá-lo a conhecer 03 Tipos de amigos.
O 1º Amigo que devemos ter é o nosso cônjuge; Lembra no caso de Jó, sua esposa conhecia as suas qualidades, e agora as qualidades da esposa; Será que Jó conhecia... Parece não haver reciprocidade que nem no caso dos amigos (quiseram estar juntos, quietinhos, sentindo a dor do amigo) no momento em que as situações chegam, é o momento certo para o Amigo entrar em ação, querendo estar junto e tentando entender a situação, no caso de Jó, quando veio o problema, sua esposa, apesar de reconhecer as suas qualidades, abre a boca e não ajuda em nada, vindo a piorar a situação.
O 2º Amigo que devemos ter é os nossos filhos; Não adianta ganharmos o mundo inteiro e chegarmos a casa e não termos paz em casa; Ensinando a Integridade, a Retidão, o Temor a Deus e ensinado a desviar-se do mal, assim com Jó era conhecido ate fora do seu país, nós devemos ser conhecido em primeiro lugar em nossa casa, pelos de casa.
A amizade é como um caminho com dois sentidos (vai e vem), Integridade vai, Integridade vem, e assim por diante.
O 3º Amigo que devemos ter é os Homens e Mulheres de Deus; mais uma vez e quantas forem necessárias recorrerei ao salmo 1: 1 Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Querido é bem verdade que o joio cresce ao lado do trigo, como nos ensina a própria Palavra, mas temos agora uma base para conhecer e reconhecer o joio e o trigo.
A notarmos a Integridade, a Retidão, o Temor a Deus e a capacidade de cada um em Desviar-se do mal. Você tem Amigo...

_parte da palavra ministrada no templo dia: 18 / 08____________ Pr. João Alves Pereira.

Uma Pagina em branco

O conteúdo de uma pagina em branco, nos abre a imaginação, a ansiedade, a expectativa, e a oportunidade em fazermos o melhor.
Na bíblia existe uma pagina em branco, entre Malaquias (A. T.) e Mateus (N. T. e lembre-se que Mateus começa com a genealogia de Jesus), segundo a teologia, esta pagina em branco significa o período intertestamentário, ou seja, período entre os Testamentos que sugere um período aonde houve um silêncio por parte de Deus, Deus não falou neste período de uns 400 anos. Mas não quer dizer que Deus tenha abandonado ou deixado o homem a mercê do inimigo de nossas almas, se isso tivesse ocorrido não teria mais a criatura, Deus sempre zelou pelos homens e neste período Deus também cuidou de organizar todas as coisas; Uma coisa que me chama a atenção neste período, foi à vida de Alexandre "o Grande", um homem do mundo nem só por isso Deus não o usaria, não é mesmo, um homem que aonde ele pisava ele conquistava, em uns 10 anos conquistou o mundo conhecido da época; Propósito de Deus, com certeza, em todas as cidades conquistadas era ensinado à língua Grega, ou seja, era plano de Deus para que todos ouvissem e soubessem quando da vinda do Senhor Jesus.
Agora também antes desta pagina em branco, sabemos que esta o Antigo Testamento, creio que muitos homens passaram suas vidas em branco, sem ouvir ou conhecer a Deus, pois Deus falava aos profetas e a alguns homens; já no Novo Testamento com a ascensão do Senhor Jesus aos céus, houve a descida do Espírito Santo a esta terra, (descrito La no livro de Atos) nem só por isso também deixou de existir pessoas que não conhecem a Jesus, ou seja, vivem em branco. E nos, na segunda Carta de Paulo aos Coríntios cap. 3 versículo: 3, diz: Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens; E ai somos carta em branco ou carta cheia? Cheia, cheia do que!!!
Vejamos o formato de uma carta; Saudações, diz a verdade e sonhos e profecias.
Carta normalmente e enviada a pessoas próximas, ou seja, pessoas do nosso meio lêem as nossas cartas (vidas); o que temos expressado diariamente; Saudações de Paz, (Paz do Senhor, Paz que excede todo o entendimento); Verdade (Sim, Sim ou Não, Não); Profecias (conseguimos profetizar bênçãos na vida do nosso próximo). Aproveite ao maximo esta pagina em branco, pois na seqüência vem a genealogia de Jesus, a qual devemos fazer parte, faça desta pagina um passaporte para o seu nome constar nesta genealogia.
Hoje em dia temos as paginas virtuais de relacionamentos na net, (Orkut, Facebook, ect...) ali deixamos o nosso perfil, amigos, comentários enfim tudo, "mas será a expressão da verdade"; Por outro lado (espiritual) existe também uma pagina que é diariamente preenchida com os nossos feitos. Não adianta negar que não tenha, pois todos nos temos uma pagina, pagina esta que um dia será lida, será trazida ao conhecimento de todos, e diante desta pagina vira a sentença: E o seu Senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor. Mateus 25: 21
O Salmista Davi que escreveu a maioria dos salmos, um homem chamado segundo o coração de Deus nos ensina em Salmos 51: 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Um desafio que gosto de passar é que venhamos a compor o Salmo 151, sinta-se desafiado a louvar a adorar ao Senhor em espírito e em verdade.
Mais do que preenchermos paginas e paginas, existe uma linha no "Livro da Vida" que deve conter o nosso nome escrito e que devemos e mante-lo lá.
Deixo aqui a lição de um professor (mestre) num dia de prova, "e quem é que não esta na prova" precisamente a 15 minutos do fim da prova, certo aluno levanta a mão e pede ao professor uma pagina em branco, "o aluno não pede uma nova prova, mas pede uma folha em branco";
O professor, ao entregar a folha em branco pergunta ao aluno o motivo daquela folha; O aluno diz que fez muita confusão, rabiscos e havia cometido muitos erros e que gostaria de passar a limpo aquela prova, mesmo tendo certeza que não tiraria um 10 na prova, mas que faria o melhor pra obter uma melhor nota, a fim de ser aprovado.
Ainda há esperança para Israel. Esdras 10: 2 - parte final.
Bom nunca é tarde para passarmos a expressarmos a verdade, e passarmos a limpo toda uma vida, não somos obrigados a vivermos uma vida inteira de obediência, mas a partir de um dado momento no qual eu e você recebemos as boas novas.
Ai sim deste momento em diante a cada dia sejamos uma carta viva, aonde quer que você vá ou esteja, deixe de verdade uma vida, uma verdade com tinta que não se apague, numa letra legível e em tamanho garrafal para que todos vejam.

_parte da palavra ministrada no templo dia: 07 / 07_________ Pr. João Alves Pereira.