Google+

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Aliança com Deus.


Salmos 25: 14. A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.
Sabemos que todas as coisas pertencem a Deus, pois no principio Deus criou os céus e a terra e tudo o que neles há, conforme Genesis, a Aliança também é Dele, ou seja, toda aliança tem dono, olhando para minha aliança de casamento vejo o nome da minha esposa, mas a aliança é minha, há pessoas que alem do nome, Poe também a data do enlace.
Este Salmo é de Davi, por isso nada mais oportuno que trazermos uma historia de Davi, não se sinta menosprezado, pois Davi é conhecido como: O homem segundo o coração de Deus, e não conhecemos ninguém nos dias de hoje que é conhecido assim, mas Davi cometeu uns pecados feios, que com certeza muitos de nos não cometeríamos, já da uma equilibrada na balança, agora para equilibrar mesmo, Davi ficou proibido de construir o Templo do Senhor, e a cada um de nos sim, é permitido que construamos o Templo do Senhor em nossos corpos, deixando clara a Aliança com Deus.
A historia de Davi que trarei nesta mensagem, esta descrita em dois livros diferentes 2º Samuel 24 e 1º Crônicas 21.
Vendo a primeira vista falamos que há uma diferença, mas na realidade, ou na verdade, existe um complemento. Pois a Bíblia revela a Bíblia.
Vamos ficar com 2º Samuel 24 – leia antes, o capitulo todo. Enfim Davi, (EU), foi o propulsor para que Deus permitisse que satanás incitasse a Davi. Deus é amor, misericórdia, não abandonou a Davi, antes usou de misericórdia em 2º Samuel 24: 3 - Então, disse Joabe ao rei: Ora, multiplique o SENHOR, teu Deus, a este povo cem vezes tanto quanto agora é, e os olhos do rei, meu senhor, o vejam; mas por que deseja o rei, meu senhor, este negócio? Joabe era primo de Davi e conhecia a lei, ora Deus usa as coisas loucas para confundir os sábios. Mas vemos que Davi estava duro na queda, pois a sua palavra prevaleceu, verso 4 - Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe e contra os chefes do exército. Joabe, pois, saiu com os chefes do exército diante da face do rei, a numerar o povo de Israel.
Ao cabo de nove meses e vinte dias voltou joabe verso 8, façamos um paralelo, estamos finalizando meio ano, meio ano andando na nossa vontade, é como esta este ano, é momento para fazermos uma aliança com Deus e fazermos em primeiro lugar a Sua Vontade para vermos a diferença daqueles que servem a Deus. No verso 10 - E o coração doeu a Davi, depois de haver numerado o povo, e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora, ó SENHOR, peço-te que traspasses a iniquidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente. Aqui vemos que Davi caiu em si, percebeu que passou um tempo em rebeldia a Deus, foi avisado e que agora viriam as consequências. E nos tomamos conselhos de pessoas tementes a Deus e ate mesmo de pessoas que não servem a Deus, realmente conselhos que são de Deus e não escutamos, deixamos o nosso Eu agir. Agora em si Deus fala com Davi, No verso 11 Levantando-se, pois, Davi pela manhã, veio a palavra do SENHOR ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo: Vai e dize a Davi: Assim diz o SENHOR: três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça. Vemos mais uma vez e sempre veremos a misericórdia do Senhor. Das três opções, Davi escolhe aquela que o castigo venha de Deus (misericórdia) e não nas mãos dos homens (impiedade humana).
No verso 14 - Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu. Aqui Davi em grande angustia e arrependido realmente escolhe; Como homem e como rei o castigo pela decisão que somente ele tomou, note que ele diz: Caiamos; em outras versões Caia eu.
No verso 15 - Então, enviou o SENHOR a peste a Israel, desde pela manhã até ao tempo determinado; e, desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo. Lembram-se da misericórdia do Senhor, 16 Estendendo, pois, o Anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o Anjo do SENHOR estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.
Então La no verso 10 diz que o coração de Davi doeu, ou seja, se arrependeu agora no verso 16, Senhor se arrepende de fazer o mal ao seu povo.
Verso 17 E, vendo Davi ao Anjo que feria o povo, falou ao SENHOR e disse: Eis que eu sou o que pequei e eu o que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai. Agora sim Davi assume por completo a autoria do pecado. (Eis que eu sou o que pequei), é aqui o ponto alto da mensagem, lembram-se do Dono da aliança, do Nome na aliança, é particular, é pessoal e intransferível, não jogue a culpa no seu cônjuge.
Deus sempre da o primeiro passo para o concerto, no verso 18 E Gade veio, naquele mesmo dia, a Davi e disse-lhe: Sobe, levanta ao SENHOR um altar na eira de Araúna, o jebuseu. E Davi obedece 19 Davi subiu conforme a palavra de Gade, como o SENHOR lhe tinha ordenado. Olhem a importância de guardarmos as lições que aprendemos, é pessoal, é particular o concerto, 20 E olhou Araúna e viu que vinham para ele o rei e os seus servos; saiu, pois, Araúna, e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra. Seguem 03 versículos, prestem atenção neste encontro, nas boas intenções. 21 E disse Araúna: Por que vem o rei, meu senhor, ao seu servo? E disse Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao SENHOR, para que este castigo cesse de sobre o povo. 22 Então, disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei, meu senhor, o que bem parecer aos seus olhos; eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha. 23 Tudo isso deu Araúna ao rei; disse mais Araúna ao rei: O SENHOR, teu Deus, tome prazer em ti. Olhem a sutileza do mal, mas notem a resposta de Davi, agora mais experiente e certo que Deus não se agrada se sacrifícios tolos, que é certo é certo, o que é errado é errado.
Verso 24 - Porém o rei disse a Araúna: Não, porém por certo preço to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que me não custem nada. Assim, Davi comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata.
Davi disse: Não, não farei sacrifícios a Deus que não me custe nada.
Somente quando eu e você, ou seja, cada um de nos assumirmos o que é devido a Deus teremos de fato e de verdade uma aliança com Deus.

_parte da palavra ministrada no templo dia: 27 / 06 / 13______ Pr. João Alves Pereira.