Google+

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Vem Cear...

Vem Cear... Levítico 22: 10, 11.

O livro de Levítico, que significa Levita, é um livro normativo, cheio de normas que nos ajuda a levarmos uma vida separada (santificada) ao Senhor.
conforme Levítico 11: 44a - Porque eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo;
E o que temos para esta noite, temos o que o Senhor já preparou a muito tempo atrás, nestes dias de festas Natal e Ano Novo, o ponto alto é a Ceia, Cear com os entes queridos e amigos numa mesa farta. Que Delicia.
Nestes dois versículos de Levítico, a Palavra nos fala de uma ceia e as pessoas que não participaram desta ceia, e ai você e eu pensamos o que estes versículos têm de haver conosco, espero que não tenha mesmo nada haver; Lembra-se do tema que diz: Vem Cear, justamente para cearmos temos que dar uma olhada com mais carinho para este versículo, especialmente para as palavras:
Estranho, Hospede e Jornaleiro. No verso 10 - Também nenhum estranho comerá das coisas santas; nem o hóspede do sacerdote, nem o jornaleiro comerão das coisas santas.
Imagino que este “estranho”, seja exatamente uma pessoa estranha, mas examinando mais a fundo, vejo algo é tudo aquilo que seja estranho ao comportamento do Senhor, ou seja, para um problema enfrentado pelo Senhor, (Ele teve uma reação que seria a correta tomada pelo Senhor Jesus e semelhantemente no mesmo problema a minha reação que tenho tomado diariamente pode ser diferente).
O Senhor tem um Projeto para o homem, e neste Projeto estou engajado (conhecendo) ou estou alheio (estranho) a este Projeto.
Poderia falar somente deste “estranho”: Em nossas casas; Em nossos trabalhos; em nossos relacionamentos; na igreja, como exatamente temos nos preparados e reagido diante dos problemas que aparecem dia após dia, antes mesmo de sairmos de casa, olhando para as nossas roupas. Por ex:
Escolhendo uma roupa; Como se da esta escolha; Você para e pensa no calor que esta fazendo ultimamente; Você pensa somente em estar bem com você, sem se preocupar se a roupa que você esta escolhendo ira denegrir a imagem do Senhor; Ou o bonito é para mostrar mesmo”, há oportunidades a todo em nossas vidas e deixamos escapar, as pessoas olham para nos e pensam esta é a Carta escrita do Senhor, pense nisso, não somente na escolha de uma roupa, mas sim de uma palavra que ira sair de sua boca, numa reação, numa expressão, enfim todas as suas coisas estão centradas no Senhor. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8: 32.
Vejamos que nem um “hospede” do sacerdote comera a ceia, olhando por alto, somos frequentadores assíduos na casa do Senhor, mas vejamos mais particularmente o que nos move a nos achegarmos ao sacerdote.
Um hospede é porque esta momentaneamente atrás de uma oportunidade, agora analise o que realmente tem motivado a sua vida, a sua vontade, seu desejo e seu coração.
O hospede é o contrario do morador; o morador esta fixado, com base solida, estruturado em algum lugar ao lado de pessoas de sua confiança, ao passo que o hospede vive do momento e pior sem o apoio de sua família, embora seja hospede, fica limitado e o Senhor nos chamou para vivermos uma vida e vida abundante, não um momento, não um tempo.
E por ultimo olhamos o “jornaleiro”; o jornaleiro nos passa a ideia de interesses materiais, pessoas mais preocupadas com a benção do que com o Dono da benção, ou seja, pessoas preocupadas somente com o material e não com as coisas espirituais, lembrando que as coisas materiais se decompõem, estragam e passam (coroa corruptível), mas as coisas espirituais permanecem para sempre (coroa incorruptível).
Notaram as três situações: O que é estranho, no nosso modo de agir; O hospede, como vivemos os momento; E o jornaleiro o que temos de interesse, nessas três situações o tempo todo nos somos chamados a cearmos, não somente no Natal e Ano Novo, mas sim diariamente.
Devemos nos vigiar em nosso modo de agir, nos portarmos decentemente como um conhecedor das coisas certas; Assim como um morador, fixado em seu lugar e aos seus, compromissado com a família de Cristo; E deixando de correr atrás das noticias (interesses) e passando serem as Boas Novas, e o nosso interesse, a nossa vontade realmente seja de acordo com a Vontade do Pai, assim como na Oração do Pai Nosso, almejando o cear, a ceia que o Senhor nos chamou a cear.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Apocalipse 3: 20.
No verso 11 - Mas, quando o sacerdote comprar alguma alma com o seu dinheiro, aquela comerá delas e o nascido na sua casa; estes comerão do seu pão.

A todo tempo saiba do seu valor, do alto preço que foi pago la na cruz do calvário por nossas vidas, lembre que a todo tempo temos um preço a pagar pelas vidas que são estranhas, passem a conhecer; dos que são hospedes, que passem a morador e aos jornaleiros, passem a ser as Boas Novas, ou seja, as coisas que realmente são de Deus, ai nesse momento estarão como os nascidos na sua casa ai sim comeremos a ceia, celebrarão a vitoria da vida sobre a morte.

 parte da palavra ministrada no templo dia: 26 / 12 / 13                                                  Pr. João Alves Pereira.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

QUANTOS ANOS VOCÊ TEM...

A mensagem de hoje esta mais para uma reflexão, reflexão pessoal, mais particular impossível, tem haver com o tempo pessoal de cada um, por isso quantos anos você tem, agora subtraia deste tempo o tempo em que você não colocava as coisas de Deus em primeiro lugar. A grande questão de hoje e sempre será. Quanto tempo você se dedica a Deus.
Lembrando ainda do rei Ezequias que quando estava doente de uma doença de morte, o profeta Isaias vem a ele e pede que arrume sua casa pois certamente morrera, neste momento o rei Ezequias vira seu rosto para a parede e orou ao Senhor. E disse: Ah! SENHOR, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade e com coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Isaias 38: 3. O rei ezequias tinha credito com o Senhor...
Agora sim é que eu e você. Reflita ai... Somente cada um de nos é que sabemos de fato há quanto tempo temos as coisas de Deus em primeiro lugar. Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6: 33.
Temos investido quanto tempo da nossa existência em estudar, em nossas profissões, em nossas famílias e em nossas amizades e prazeres humano e agora na vida espiritual, quanto temos investido, o quanto temos buscado o Senhor. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16: 26.
Na verdade é que não passamos de meninos para não dizer bebes diante do Senhor é diante disso que faremos.
E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Lucas 2: 40.
Deus não faz separação entre pessoas a palavra diz: Cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Será assim contigo e será assim comigo, desde que observemos o versículo seguinte. Ora, todos os anos, iam seus pais a Jerusalém, à Festa da Páscoa. Lucas 2: 41. Observou alguma semelhança sua com Jesus; Não / Sim.
Eu e você ano após ano estamos na Casa do Senhor, neste ponto posso afirmar que somos iguaizinhos a Jesus, pois temos vindo a Casa do Senhor, e a partir  deste ponto que a semelhança também acaba, vou repetir o verso 40, note. E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Lucas 2: 40, dia após dia, desde que andamos no caminho do Senhor, temos crescido, temos fortalecido em espírito, somos cheio de sabedoria, não a humana, mas a de Deus, ou seja, a vontade nossa ou a vontade de Deus, e a graça de Deus em nossas vidas, aonde quer que pisar a planta de nossos pés, como é que é, há graça...
E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. Lucas 2: 42. Nesta idade de Jesus, ou seja, doze anos era a idade limite para um judeu, pois a partir daí ao completar 13 anos, Jesus atinge a maioridade religiosa judaica, e faça ai consigo uma reflexão agora se há possibilidade de um dia atingirmos a maioridade espiritual, podermos andar como homens e mulheres de Deus. Mas eu não quero falar aos que podem estar com esta idade espiritual e sim para que mim e cada um de vocês que estão como criança espiritual, sim eu me espelho sempre no que diz respeito ao que Jesus fazia me chama sempre a atenção. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o souberam seus pais. Lucas 2: 43. Vejo que Jesus ficou em Jerusalém, ou seja, ficou na casa do Pai, ficou, permaneceu, decidiu, escolheu, tomou posição em relação ao Pai, para com as coisas do de Deus. Eu e você temos frequentado as coisas do Senhor, anote meio ponto ai; Agora os que fazemos com isso, notem Jesus no verso 27; E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. Os que o ouviam, e agora comigo e com vocês, as pessoas que nos ouvem, vejo que Jesus segurou a atenção, a admiração daquelas pessoas por três dias, por três dias, não foi por meia hora, uma hora, mas sim por três dias, sempre imagino as palavras que saia da boca de Jesus. Vejo a graça do Senhor neste momento lembra La no verso 40b, e a graça de Deus estava sobre ele. Jesus, penso eu, deveria ser alfabetizado, pois sabia ler, mas perto daqueles doutores e mestres da lei, Jesus era iletrado, pensem que instrução Jesus com doze anos teria, perto daqueles homens, Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. 1ª Corintios 1: 27. imagino eu que aqueles homens por três dias tiveram o privilegio diante das respostas de Jesus, ficaram impactados, diante da singeleza, da verdade, do amor nas palavras de Jesus. Sabedoria vinda direta de Deus, não da teologia, do conhecimento humano, sem qualquer egocentrismo, sem maldade, sem meias verdades, mas com a verdade.
e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8: 32.
Loucura para Deus / loucura para o homem, sabedoria de Deus / sabedoria dos homens, Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente. Deuteronômio 30: 19.

Nenhum, pouco ou algum tempo, o certo que é hora de crescermos. Mesmo que sejamos meninos nas coisas espirituais, mas meninos a cada dia mais consciente de um fortalecimento, um crescimento, um amadurecimento no  temor e tremor ao Senhor.

_parte da palavra ministrada no templo dia: 24 / 10 / 13_____________ Pr. João Alves Pereira.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

E ai tudo bem...

Não é com falsidade que vos pergunto, mas como tema: E ai tudo bem!!!
Também não responda com pressa e falsidade, antes leve em conta 03 aspectos: Tudo bem no Corpo (material: Físico, Financeiro), Tudo bem na Alma (Sentimentos, Relacionamentos) e Tudo bem no Espírito (Salvação).
O fato é que só vai atrás de Jesus quem não esta nada bem.
Mas para quem esta tudo certo é porque já conhece e anda com Jesus, Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. João 16: 33.
Não leve em conta a sua situação financeira, pois na mensagem proposta Zaqueu era rico e nem por isso lhe assegurava ir tudo bem.
Exaltarei 02 pontos nesta passagem para que no final tudo fique bem:
Nos Adiantarmos e
Sermos Honestos.
No verso 2 E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. Diz que Zaqueu era chefe dos publicanos, o que nos leva a pensar: No seu trabalho de chefe dos coletores de impostos; Que a hipocrisia não fazia parte de sua vida e na maldade que existe no ser humano em julgar todos da mesma forma, não é por que um coletor de imposto erra e que todos coletores erraram.
Nos dias de hoje, sinceramente ocorre a mesma coisa; Ex. pastor, advogado, juiz... Ex. Amigo vou te apresentar um pastor, pessoa já pergunta se o pastor é serio mesmo ou não.
Vejamos o 1º ponto: Adiantarmos.
Zaqueu adiantou-se no Corpo, no verso 3 e 4, E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. Vemos que era de pequena estatura, fisicamente é fácil dar um jeito nisso, somente subir em algo, no caso, uma arvore e pronto, mas o fácil aparente esta arvore em questão é uma arvore espinhosa, uma figueira brava.
Zaqueu adiantou-se também na Alma, Zaqueu no seu ambiente de trabalho, sabemos que lidava diretamente com os seus, ou seja, os publicanos de um lado e do outro lado todos os outros povos, julgando-os, Zaqueu procura então conhecer Jesus. Lembram-se do Salmo 1:1 Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores..
Zaqueu adiantou-se também no Espírito, chega um momento na vida da gente, que a pergunta é inevitável, é e claro que queremos uma resposta positiva. E ai tem certeza da sua salvação, Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.. Mateus 25: 23.
Verso 5, E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. Nada absolutamente nada passa despercebido aos olhos do Senhor, Jesus tem pressa em abençoar sua vida. Verso 6, E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo. Vemos que Zaqueu já estava alegre, as coisas já começam a ir bem a ele. Verso 7 E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
Veremos agora o 2º ponto: A honestidade de Zaqueu.
Verso 8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
Vejo que Zaqueu tinha a mais tranquila consciência limpa, não devendo nada a ninguém, que de cara já abre mão de 50% de todo o seu patrimônio, não apenas do que tinha a mãos, mas sim de todo os seus bens.
E continua dizendo: e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, sabe aqui é o ponto que ou eu creio na bíblia ou eu não creio, acabei de ler: “e, se”, ainda mais porque Zaqueu esta dizendo ao Senhor Jesus, não esta dizendo a qualquer homem. Me faz lembrar da passagem do jovem rico, que relatava ao Senhor ser cumpridor da lei e seus mandamentos e mesmo assim o Senhor fez um único pedido ao jovem, no caso de Zaqueu, o que o Senhor pediu, nada absolutamente nada, somente deu aquilo que Zaqueu e qualquer um de nos queremos a salvação como relata o Verso 9 E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
“Quando o Senhor entra na vida de Zaqueu ele não deixa de ser rico e passa a ser sem teto, pois teria que restituir a muitos, nada disso”.
Quando o Senhor entra em nossas vidas é para trazer vida e vida em abundancia. Agora sim tudo bem com Zaqueu, meio rico, mas salvo, não resta duvida, não é mesmo.
Verso 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Com esta mensagem de: E ai tudo bem! Sugiro em todos os aspectos nos adiantarmos e sermos ainda mais honestos, para que realmente estejamos prontos para a eternidade com Cristo, pois ninguém sabe a hora e nem o momento.
Pois foi para isso que o Senhor Jesus deixou os céus e veio a este mundo, resgatar e salvar o homem, ou seja, você e eu.

_parte da palavra ministrada no templo dia: 29 / 08 / 13__ Pr. João Alves Pereira.


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Aliança com Deus.


Salmos 25: 14. A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.
Sabemos que todas as coisas pertencem a Deus, pois no principio Deus criou os céus e a terra e tudo o que neles há, conforme Genesis, a Aliança também é Dele, ou seja, toda aliança tem dono, olhando para minha aliança de casamento vejo o nome da minha esposa, mas a aliança é minha, há pessoas que alem do nome, Poe também a data do enlace.
Este Salmo é de Davi, por isso nada mais oportuno que trazermos uma historia de Davi, não se sinta menosprezado, pois Davi é conhecido como: O homem segundo o coração de Deus, e não conhecemos ninguém nos dias de hoje que é conhecido assim, mas Davi cometeu uns pecados feios, que com certeza muitos de nos não cometeríamos, já da uma equilibrada na balança, agora para equilibrar mesmo, Davi ficou proibido de construir o Templo do Senhor, e a cada um de nos sim, é permitido que construamos o Templo do Senhor em nossos corpos, deixando clara a Aliança com Deus.
A historia de Davi que trarei nesta mensagem, esta descrita em dois livros diferentes 2º Samuel 24 e 1º Crônicas 21.
Vendo a primeira vista falamos que há uma diferença, mas na realidade, ou na verdade, existe um complemento. Pois a Bíblia revela a Bíblia.
Vamos ficar com 2º Samuel 24 – leia antes, o capitulo todo. Enfim Davi, (EU), foi o propulsor para que Deus permitisse que satanás incitasse a Davi. Deus é amor, misericórdia, não abandonou a Davi, antes usou de misericórdia em 2º Samuel 24: 3 - Então, disse Joabe ao rei: Ora, multiplique o SENHOR, teu Deus, a este povo cem vezes tanto quanto agora é, e os olhos do rei, meu senhor, o vejam; mas por que deseja o rei, meu senhor, este negócio? Joabe era primo de Davi e conhecia a lei, ora Deus usa as coisas loucas para confundir os sábios. Mas vemos que Davi estava duro na queda, pois a sua palavra prevaleceu, verso 4 - Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe e contra os chefes do exército. Joabe, pois, saiu com os chefes do exército diante da face do rei, a numerar o povo de Israel.
Ao cabo de nove meses e vinte dias voltou joabe verso 8, façamos um paralelo, estamos finalizando meio ano, meio ano andando na nossa vontade, é como esta este ano, é momento para fazermos uma aliança com Deus e fazermos em primeiro lugar a Sua Vontade para vermos a diferença daqueles que servem a Deus. No verso 10 - E o coração doeu a Davi, depois de haver numerado o povo, e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora, ó SENHOR, peço-te que traspasses a iniquidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente. Aqui vemos que Davi caiu em si, percebeu que passou um tempo em rebeldia a Deus, foi avisado e que agora viriam as consequências. E nos tomamos conselhos de pessoas tementes a Deus e ate mesmo de pessoas que não servem a Deus, realmente conselhos que são de Deus e não escutamos, deixamos o nosso Eu agir. Agora em si Deus fala com Davi, No verso 11 Levantando-se, pois, Davi pela manhã, veio a palavra do SENHOR ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo: Vai e dize a Davi: Assim diz o SENHOR: três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça. Vemos mais uma vez e sempre veremos a misericórdia do Senhor. Das três opções, Davi escolhe aquela que o castigo venha de Deus (misericórdia) e não nas mãos dos homens (impiedade humana).
No verso 14 - Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu. Aqui Davi em grande angustia e arrependido realmente escolhe; Como homem e como rei o castigo pela decisão que somente ele tomou, note que ele diz: Caiamos; em outras versões Caia eu.
No verso 15 - Então, enviou o SENHOR a peste a Israel, desde pela manhã até ao tempo determinado; e, desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo. Lembram-se da misericórdia do Senhor, 16 Estendendo, pois, o Anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o Anjo do SENHOR estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.
Então La no verso 10 diz que o coração de Davi doeu, ou seja, se arrependeu agora no verso 16, Senhor se arrepende de fazer o mal ao seu povo.
Verso 17 E, vendo Davi ao Anjo que feria o povo, falou ao SENHOR e disse: Eis que eu sou o que pequei e eu o que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai. Agora sim Davi assume por completo a autoria do pecado. (Eis que eu sou o que pequei), é aqui o ponto alto da mensagem, lembram-se do Dono da aliança, do Nome na aliança, é particular, é pessoal e intransferível, não jogue a culpa no seu cônjuge.
Deus sempre da o primeiro passo para o concerto, no verso 18 E Gade veio, naquele mesmo dia, a Davi e disse-lhe: Sobe, levanta ao SENHOR um altar na eira de Araúna, o jebuseu. E Davi obedece 19 Davi subiu conforme a palavra de Gade, como o SENHOR lhe tinha ordenado. Olhem a importância de guardarmos as lições que aprendemos, é pessoal, é particular o concerto, 20 E olhou Araúna e viu que vinham para ele o rei e os seus servos; saiu, pois, Araúna, e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra. Seguem 03 versículos, prestem atenção neste encontro, nas boas intenções. 21 E disse Araúna: Por que vem o rei, meu senhor, ao seu servo? E disse Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao SENHOR, para que este castigo cesse de sobre o povo. 22 Então, disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei, meu senhor, o que bem parecer aos seus olhos; eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha. 23 Tudo isso deu Araúna ao rei; disse mais Araúna ao rei: O SENHOR, teu Deus, tome prazer em ti. Olhem a sutileza do mal, mas notem a resposta de Davi, agora mais experiente e certo que Deus não se agrada se sacrifícios tolos, que é certo é certo, o que é errado é errado.
Verso 24 - Porém o rei disse a Araúna: Não, porém por certo preço to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que me não custem nada. Assim, Davi comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata.
Davi disse: Não, não farei sacrifícios a Deus que não me custe nada.
Somente quando eu e você, ou seja, cada um de nos assumirmos o que é devido a Deus teremos de fato e de verdade uma aliança com Deus.

_parte da palavra ministrada no templo dia: 27 / 06 / 13______ Pr. João Alves Pereira.

domingo, 28 de abril de 2013

O Sonho de Deus. Você faz parte!!!


O Sonho de Deus. Você faz parte!!! – Gênesis - Cap. 37 / 50. Leia antes.

La em Gênesis  na criação do mundo, para ser mais exato na criação do homem, não houve nenhuma acepção de pessoas, do tipo: “este pode, este não pode”. Deus deu ao homem, ou seja, a todos os homens o governo sobre toda a terra. Agora falando de sonhos, deu também a todos, assim como o pecado entrou na humanidade por um único homem, “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”; Romanos 3: 23; da mesma maneira os sonhos e suas realizações.
No caso de José, José sonhou literalmente e viveu em conformidade para que se realizasse o Sonho de Deus em sua vida, a grande questão desta mensagem é: Faço parte do Sonho de Deus, estou alinhado com a Sua Vontade.
No caso dos irmãos de Jose, iremos olhar esta família nesta mensagem. No Cap. 37: 2 Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. Vemos aqui uma família formada de: “irmãos e meio irmãos”. Uma família muito normal nos dias de hoje, lembrando que a mãe de José, era a mulher preferida de seu pai e morrera no parto de Benjamin seu irmão mais novo.
No verso 3, E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Um sinal para deixar claro a preferência do pai, no verso 4, Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Vemos que já não havia animosidade entre os irmãos, sem a declaração de Paz seja contigo, ou a Paz do Senhor.
No verso 5, Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. No 7, Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Este é o primeiro sonho e a situação vai piorar, Jose sonhou outro sonho, no verso 9, E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. Com este segundo sonho seu pai o repreendeu, mas seus irmãos o invejavam.
Isto tudo ocorreu na presença do pai, ou seja, na casa do pai, aconteceu que tiveram que ir trabalhar longe dos olhos do Israel e Jose como um gerente, digamos assim ficou incumbido de verificar, trazer relatório do que acontecia. E La foi José atrás de seus irmãos, no verso 18, E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem. Agora longe de casa é que se revela as intenções dos corações de seus irmãos, no verso 19, E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor! Parece coisa pequena, não é mesmo, mas rotular as pessoas, no caso de José os irmãos o chamavam de sonhador, e quantos e quantos adjetivos ouvimos hoje em dia, há uma predisposição gratuita, um sentimento armado, assim que colocamos os nossos olhos em uma pessoa, já percebeu isto, uns dizem que é apelido, uma brincadeira, mas no fundo mesmo é a maldade sendo externada.
E continua a maldade no verso 20, Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos. Mal sabiam eles que o sonho de José era de acordo com o sonho de Deus. 21 E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida. Mas basta um anjo, o Senhor precisa de apenas um para levar os seus planos avante. 24 E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela. A Cova, o Poço, nesta altura dos acontecimentos era uma benção, estar num poço, mas vivo, não vemos na Palavra que José ficara gritando dentro do poço, nenhum comentário, não é mesmo. Agora se alimentando e mais calmos, os irmãos de José, resolveram tirar proveito, venderam José ao Egito. No verso 31, Então tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue. Olha a ironia do passado, lembram-se de Rebeca e Jacó, a forma com que enganaram o pai, de forma parecida, agora Jacó (Israel) seria enganado pelos seus filhos.
Agora José no Egito, foi revendido a Potifar, chefe da guarda note como José lida com mais essa, faz tudo com excelência, faz a diferença e o Senhor era com ele. Cap. 39: 2, E o Senhor estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Do verso 2 ao 6, retrata bem o comportamento de José, ate que vem mais luta para provar o caráter de José. Ate que no verso 12, E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. José é acusado injustamente pela mulher de Potifar e é entregue ao cárcere. Notem bem que José era de uma credibilidade como homem de Deus que Potifar ate poderia mata-lo, mas não deu credito a palavra de sua esposa e para não dizer que castigou José o entregou a prisão, só que também na prisão o Senhor era com José, Cap. 39: 21 O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. 22 E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere; e ele fazia tudo o que se fazia ali. No cárcere José continua fazendo o seu trabalho com excelência, respeito e amor ao próximo, chegando ao ponto de prestar atenção aos sentimentos, alegria dos seus companheiros de cárcere. Agora entra mais dois sonhos, só que agora é com duas pessoas diferentes, José estava ali para exaltar e fazer a vontade de Deus. Cap. 40: 8, E eles lhe disseram: Temos sonhado um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos. José interpreta os sonhos e planta uma semente de esperança no homem, Cap. 40: 23, O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José; antes, se esqueceu dele. No Capitulo 41 vemos que a semente floresceu no tempo de Deus, Cap. 41: 1 E aconteceu que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou e eis que estava em pé junto ao rio. Agora mais dois sonhos, com faraó sonhado na mesma noite e amanhecendo perturbado, lembram como José na prisão se preocupava com os seus, vemos que o copeiro-mor aprendeu isso com José e notando o copeiro que faraó estava perturbado com o seu sonho, lembrou-se de José; Cap. 41: 9, Então, falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Dos meus pecados me lembro hoje. Faraó chama José do cárcere para interpretar os seus sonhos e José também na presença de faraó, exalta ao Senhor Deus, Cap. 41: 16 E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó. José interpreta os sonhos e aconselha faraó, pois o sonho era duplo; Cap. 41: 32 E o sonho foi duplicado duas vezes a Faraó é porque esta coisa é determinada de Deus, e Deus se apressa a fazê-la. Ainda disse para eleger pessoas (Plural), não a si mesmo; Cap. 41: 34 Faça isso Faraó, e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura. Notem que faraó pergunta e ele mesmo responde; Cap. 41: 38 E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em quem haja o Espírito de Deus?
Lembram quando começou a mensagem; José tinha dezessete anos, agora no Cap. 41: 46, E José era da idade de trinta anos quando esteve diante da face de Faraó, rei do Egito. E saiu José da face de Faraó e passou por toda a terra do Egito. Passaram treze anos, lembram-se dos sonhos de José que foram dois sonhos. Cap. 42: 6, José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José vieram e inclinaram-se ante ele com a face na terra. Agora vejam; Cap. 43: 26, Vindo, pois, José à casa, trouxeram-lhe ali o presente que estava na sua mão; e inclinaram-se a ele até à terra. Inclinaram-se pela segunda vez, e para finalizar Cap. 50: 18, Depois, vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. 
Aqui já assumiram de própria boca que serviriam a José, Cap. 50:19 E José lhes disse: Não temais; porque, porventura, estou eu em lugar de Deus? 20, Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande. Jose lembrou que a vontade de Deus é soberana.  
Fazemos parte na vontade e no sonho de Deus!!!


_parte da palavra ministrada no templo dia: 25 / 04 / 13_________________   Pr. João Alves Pereira.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Profeta e o Rei


Veremos nesta passagem na qual o rei de Israel, Jeoás visita o profeta Eliseu e nesta conversa, (encontro), olharemos os dois personagens para melhor aprendizado nosso.
O Primeiro a ser olhado será no profeta, pois todos nos chefes de família, homens e mulheres, somos profetas em nossas casas e vestindo a camisa em tempo integral, pois não da pra ser profeta somente em alguns lugares, não é mesmo. O profeta Eliseu mesmo doente alias a doença com que morreu, como nos diz o verso 14 - E Eliseu estava doente da sua doença de que morreu; e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! Mesmo doente não deixa de instruir, profetizar, orientar e incentivar o rei Jeoás.
Primeiramente Eliseu instruiu o rei Jeoás a tomar algo que ele já tinha em mãos, usar as armas que ele tinha, (e nos cada um de nos o que temos em nossas mãos...) imagine um rei sair de seu palácio e descer a casa de um homem moribundo e chorar, apelando por um socorro, pois o rei disse: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! Uma atitude muito difícil para muito de nos, e Eliseu, Homem de Deus, começa a instruir este homem, Verso 15 - E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E tomou um arco e flechas. Agora Eliseu passa a profetizar, Poe as suas mãos sobre as mãos do rei. Num ato de fé, ungindo as mãos e armas, meio pelo qual viria o Livramento sobre o seu povo. Verso 16 -Então, disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pôs sobre ele a sua mão; e Eliseu pôs as suas mãos sobre as mãos do rei.
Eliseu agora neste momento passa a orientar, dando uma direção, um alvo para que o rei não gaste suas forças a toa, mas dirigindo toda sua vontade em favor do Livramento esperado. Eliseu orienta ao rei Jeoás que o serviço seria completo; até os consumir. Verso 17 - E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então, disse Eliseu: Atira. E atirou; e disse: A flecha do livramento do SENHOR é a flecha do livramento contra os siros; porque ferirás os siros em Afeca, até os consumir.
Agora a orientação do profeta e também minha é que prestemos atenção dobrada neste verso 18 - E disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então, disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes e cessou. O profeta disse antes que seria completo o serviço e agora Eliseu fala no plural; Toma as flechas, temos de prestar muita atenção as palavras, uma letrinha faz uma diferença, alias faz toda a diferença, entre a vitoria completa ou meia vitoria, se é que da pra considerar meia vitoria.
Aqui é o ponto alto da mensagem, preste muita atenção, pois o profeta vinha em uma crescente, em: instrução, Impondo as mãos, direcionamento e Livramento e agora diante dos 03 disparos de flechas, aonde deveria ser mais, o profeta diz a verdade, irado sim, mas continua dizendo que 05, 06 vezes deveria ter disparado, uma lição para outras oportunidades.
Há muitas reações nos seres humanos e com um Homem de Deus não é diferente, no Verso 19 - Então, o homem de Deus se indignou muito contra ele e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então, feririas os siros até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os siros.
E nos como profeta como nos portaríamos numa situação semelhante; ouvimos muito nos dias de a tal psicologia, pior ainda a psicologia reversa, que é uma forma de controle mental, afinal pregamos ao Senhor Jesus ou Dr. Freud.
Exemplo de psicologia reversa: a pessoa vai 03 vezes à semana a igreja e aparentemente não acontece nada, ai vem um e diz: Que não adianta nada ir à igreja 03 vezes na semana e aparentemente não acontecer nada na vida desta pessoa; A pessoa já esta fazendo a parte dela e recebe uma palavra desta.
O que pode acontecer a esta pessoa... Ou a pessoa passa a ir mais ou deixa de ir. È um risco, devemos orientar como o profeta, dizendo a verdade, somente a verdade e nada alem da verdade.
Eliseu mesmo indignado, pois depois de instruir, profetizar e orientar o rei Jeoás, ele disse apenas a verdade do que o rei deveria ter feito e o que iria acontecer. João 8: 32 - e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Olharemos agora as atitudes do rei, o rei Jeoás desceu a casa do profeta, numa busca pelo livramento de seu povo, foi atrás de alguém que realmente poderia ajudar, ou seja, O Senhor Jesus, o rei Jeoás deixou por um momento seu titulo de rei de Israel de lado e chorou como qualquer ser humano simples que reconhece sua dependência do Pai celeste. Meu pai, meu pai...
O rei passou a entender que o livramento viria com o que ele já tem a mãos, ou seja, o arco e as flechas; Estava faltando algo ao rei a sabermos a , com a imposição de mãos, somando agora o direcionamento literal que é a janela para o oriente, que é o local aonde o inimigo opera, onde há muitas guerras, ou seja, falta a paz; ate os consumir, ou seja, muito trabalho, muita disposição ate o fim.
Vemos nas atitudes deste rei uma obediência, e claro que faltou um pouco de disposição na hora de ferir a terra, mas, contudo ele obedecia a tudo o que o profeta dizia. E nos que aproveitamentos tiraremos desta passagem.
Chegou a hora de redobrarmos a nossa atenção, chegou a hora de ferirmos a terra, tal qual o rei Jeoás, claro que não, mas quantas e quantas vezes tivermos a oportunidade de ferirmos a terra, agora que estamos olhando o exemplo do rei, talvez feríssemos umas 10 vezes, não é mesmo, mas daqui há uma semana, um mês ou quem sabe daqui a um ano, teremos a mesma disposição de ferir a terra 10 vezes, note que há uma crescente: uma semana, um mês... é essa a grande mensagem, adquirir um crescimento sempre.
No verso 19 apesar do profeta irado, note que ele manteve a semente do crescimento, dizendo a verdade, agora o rei teria todos os dias para lembrar daquela lição, que 05, 06 vezes deverias ter ferido a terra, talvez perderia algumas batalhas depois das 03 iniciais, mas aprendera uma lição que ajudaria com certeza em outras batalhas, a lição da perseverança.
Aprendemos com o rei que no dia a dia a humildade em buscar as coisas de Deus e somando temos de obedecer às leis dos homens e principalmente a lei de Deus, mas também devemos somar a isso uma boa vontade em perseverar em todas as situações.
_parte da palavra ministrada no templo dia: 21 / 01 / 13________________________   Pr. João Alves Pereira.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Resolvendo problemas com Cristo – Apocalipse 1: 3


Dentre os 7 bilhões de pessoas existente hoje em dia, pouquíssimas pessoas tem problemas do tipo; “Com que roupa eu vou”, não por que não tem roupa, mas por ter muita roupa e simplesmente não querer repetir uma roupa. Mas a grande e esmagadora parcela das pessoas tem realmente problemas do tipo; “Não ter a roupa, ou pior não for convidada a ir, ou seja, ser uma pessoa excluída”, mas também o que realmente é um problema para um, não necessariamente seja problema para o outro, não é mesmo. Nesta mensagem tenho aqui um Problema, embrulhado em papel de presente, um problema para muitos, mas para mim, se tornou um passatempo, uma terapia e temos a Solução que é a Bíblia, a Palavra de Deus; O tema proposto por mim é: Resolvendo problemas com Cristo, mas com certeza vocês renomearam este tema para: A mensagem do cubo mágico, pois é isso que esta embalada neste pacote de presente. Vamos ver como resolveremos o “problema” e iremos à solução na Palavra do Senhor.
Temos aqui um cubo mágico totalmente remexido, vou passar 07 passos para resolvermos o cubo, mas trarei 03 fases para resolvermos os nossos problemas. (Lembrando que é a peça central do cubo que determina a cor da face, ou seja, peça central branca, face branca, que a face branca deve ficar o tempo todo para baixo e a amarela a oposta para cima e a face que for arrumar deve ficar de frente para você, isso fará que você não fique revirando o cubo toda hora e fique desorientado.)
1º passo para começarmos a resolvermos o cubo é formarmos uma Cruz branca no lado oposto ao branco, no caso o amarelo, Mateus 6: 33, Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. A cruz ela não fica nítida a principio, mas repare bem as quatro peça branca e uma amarela no centro, na minha vida e na vida de muita gente que se diz de Deus é assim no começo a cruz ela fica invisível, mas o importante é que ela esteja Lá. Para tornarmos a Cruz visível, clara entra o 2º passo que é andarmos retamente, para todo e qualquer lado que andarmos dizermos a verdade, João 8: 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Seja o meu e o seu falar sim, sim ou Não, Não, pois o que passa disso é procedência maligna. Mateus 5: 37. É como faremos isso no cubo, simples você já tem a cruz, observe as cores adjacentes ao branco, nas laterais do cubo, vamos pegar a laranja, mantenha a camada superior do cubo com a laranja de frente para você e gire as duas camadas inferiores do cubo ate que a peça central laranja coincida com a face laranja que você esta segurando, quando estiver laranja com laranja, ou seja, sim, sim, ai você gire duas vezes a face de frente, fazendo que a peça branca vá La para baixo, na face branca, lembra que tem que manter a face branca para baixo. Este procedimento deve ser repetido ai no cubo nas outras 3 peças brancas que ainda estão na face amarela, mas e os meus problemas, pois é aqui são quatro faces, mas quantas áreas e em todas as áreas que você tiver problemas, eu e você devemos andar retamente, dizendo a verdade, dizendo o que é certo,do alto a baixo, com ou sem dinheiro, devemos andar dignamente.
Ta na hora de passar a 1ª fase que é Ler a Bíblia, para te ajudar a resolver qualquer tipo de problema. (Lembrando 07 passos / cubo e 03 Fases / problemas). Salmos 1: 1 Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Seremos felizes e bem-aventurados quando tivermos um devocional diário, quando queremos passar em um concurso ou um teste, recoremos aos livros, jornais, quando nosso carro esta com algum problema recorremos ao manual do proprietário; Então é por ai mesmo a bíblia é o manual do homem, digo do ser humano.
Neste momento quando você ler e tiver o conhecimento para andar retamente em todas as áreas de alto a baixo, a cruz já esta visivelmente clara na face debaixo então entra o 3º passo que é completar a face branca, branca lembra de alva, de claro, de santificar que significa Separar, deve-ser assim em todas as pontas ou cantos que tivermos; No cubo repare nas peças branca que estiverem na camada superior e nas laterais, ou seja, encima, mas do lado, repare na cor adjacente que esteja na lateral, não em cima, na lateral, aqui vou pegar a branca / azul e (encima laranja, não interessa o laranja, mas o Azul) da mesma maneira deixe a cor Azul de frente para os seus olhos, segure a camada superior e rode as duas camadas inferiores do cubo ate que a peça Azul central coincida com a face Azul, ou seja, Azul com Azul. Ai a face branca estará a direita, sem virar o cubo avance a face direita e volte a face superior, fazendo com que a branca fique com a cruz branca e volte, desça a face direita, fazendo que a cruz branca e a peça que estávamos arrumando fique na camada inferior; Voltando La na camada superior, note outra peça branca, mas note a adjacente lateral, vamos pegar a verde, da mesma forma segure o verde defronte para os seus olhos (se necessário rode o cubo, as duas camadas inferiores ate que coincida com a face verde, fácil né), agora a face branca estará ao lado direito, então avance a face a direita e gire a camada superior de forma que o lado branco fique também ao lado do branco da cruz e finalizando retorne a face direita, fazendo que a cruz branca seja reestabelecida e a peça proposta fique no lugar dela, note que alem da cruz, na camada inferior haverá dois cantos certinhos, faltando mais dois cantos.
No meu cubo neste momento as duas peças brancas restante não estão nas laterais e sim encima, temos de trazer para a laterais, mas traremos uma de cada vez, de repente nem precise trazer a outra para lateral; deixando a peça branca encima mas na camada da frente: É assim avance a lateral que tiver a peça branca e rode a camada superior duas vezes ate a face branca ficar ao lado mas de frente para você e retorne a cruz, voltando a face direita, com este golpe as duas branca que estavam em cima agora estão nas laterais e é o que tem que ser mesmo, agora escolha uma vou pegar a branca / laranja e verde encima, segure a cor laranja defronte para os seus olhos e gire as duas camadas inferiores ate coincidir com a face laranja, (lembre-se que o que determina a face é a peça central), agora avence a face a direita, gire a camada superior, trazendo o lado  branco ao lado na cruz que esta a sua frente, agora retorne a face direita, fazendo com que a cruz retorne para baixo. Agora temos a cruz e 03 cantos resolvidos, faltando 01 canto, da mesma forma olhe na camada superior uma face branca, pois se dos céus não nos for dado, nada teremos, isso quer dizer que tudo vem do alto, tudo vem do Pai;
Veja a face adjacente a branca que no caso é: branca / azul / vermelha encima, segure a camada superior com o azul voltado para o seus olhos e gire as demais camadas inferiores ate chegar o centro azul, neste meu não precisou, então olhando para a face azul, avance a face esquerda uma vez, retorne a camada superior, trazendo a face branca para junto da cruz e finalizando volte a face esquerda, trazendo a cruz para baixo e finalizando esta camada toda branca. Agora entraremos no 4º passo, na segunda camada debaixo para cima, bom a cruz ela já esta enraizada, note as laterais que azul com azul, laranja com laranja, ou seja, todos os lados estão retamente alinhados com a camada debaixo, faltando os cantos, que implicitamente indica também áreas que devemos resolver, áreas como matrimonio, trabalho, amizades, enfim todas as áreas, agora entra a 2ª fase que é Ouvir a Deus, ouvir quer dizer acatar, obedecer; (Olhe a camada superior do cubo e note as peças centrais, que não contem a cor amarela, nem encima e nem nas laterais, no meu cubo todas contem amarelo, então preciso fazer com que peças sem ser amarelas frequente esse meio superior, é o seguinte; como no meu cubo não tenho nenhuma peça encima, eu jogo qualquer uma mas se vocês tiverem adiante o texto). Jogo a face frontal e giro duas vezes a camada superior e volto a frente, afim de preservar a cruz, note que a base branca foi retirada uma peça, esta fase, tem que ficar voltando e refazendo o 3º passo, agora temos 01 peça verde / laranja encima, faz o seguinte; segure o lado verde defronte para os seus olhos e gire as demais camadas ate ficar verde com verde, ai note encima o laranja e também que do lado direito é vermelho e o lado esquerdo é laranja, ouvir a Deus é acatar a Deus, pegue a camada superior gire contra o lado laranja, ou seja, gire a camada superior para o vermelho e suba a face laranja e gire mais uma vez a camada superior para o lado que você girou, ou seja, para o lado direito / vermelho, neste momento retorne o lado esquerdo uma vez, para preservar a cruz, notando que 01 peça branca ficou La lateral superior, devendo retornar o 3º passo. Esta fase é cheia de retornar ao 3º passo, no meu cubo, falta apenas mais um canto laranja / azul, só que esta invertido e ele esta na camada do meio, tendo eu que joga-lo para a camada superior, jogo a face laranja para cima e rodo duas vezes a camada superior, não esqueça de volta a face da frente, votando a cruz para baixo, note também que existe outra peça branca, tendo que repetir o 3º passo. Olhe na camada superior e aqui tenho laranja / azul encima, da mesma forma, segure a face laranja e rode as demais camada do cubo ate coincidir laranja com laranja, lembra do andar retamente, do sim, sim e Não, Não, agora gire a camada superior ao lado oposto da lateral azul e suba a face azul uma vez e gire novamente a camada superior contra o lado azul, note a cruz branca deve ser arrumada, voltando a face azul e há uma face branca / azul que com o 3º passo, resolve-se rapidamente. Ouvir a Deus esta intimamente ligada a Ler a Palavra, Ouvir e Ler, a 4º passo e o 3º passo, anda junto. Agora você tem 2/3 do cubo resolvido, note na camada superior, teremos de formarmos outra cruz, só que agora amarela; Este é o 5º passo, no meu caso há 03 peças em linha, deixe esta linha horizontal, (ai será um movimento de 06 atos sendo: 03 no sentido horário e 03 anti horário e o 1º e o ultimo será na face da frente). Gire frente, gire encima e gire direita e vota encima, volta direita e volta frente. Interessante se você obter, como em um relógio quadrado, o chamado nove horas ( L invertido), repita o 5º passo, possivelmente agora você terá a face superior amarela completa, note
6º passo, arrumar os cantos da camada superior. Girando o cubo veja se existe algum par de canto da mesma cor, no meu não tem, se tiver deixe atrás da face frontal, como no meu caso não tem então pego qualquer face para ser a minha face frontal; Imagine uma força no canto frontal superior direito: desce direita, desce frente, desce direita, gire duas vezes atrás, (você vera um L branco), agora inverta a força anterior; suba direita, suba frente e desça direita, (você vera um 2º L branco), novamente ire duas vezes atrás e gire duas vezes a direita. No meu caso formou-se uma face laranja completa, agora deixo esta face laranja para trás e repito o 6º passo. Agora formou a face azul completa e os cantos estão arrumados, faltando uma ultima cruz para finalizarmos o problema. Apocalipse 1: 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.
Nesta ultima fase, deixe a face completa, no meu caso a  azul para trás e note as peças centrais que estão fora de lugar e para aonde elas devem ir se para direita* ou para esquerda*, neste meu caso tenho que girar a camada superior para esquerda, mas lembre-se de que pode ser para direita*, fique esperto, vamos aos movimentos; gire duas vezes a face frontal, gire para esquerda*, desce a direita, desce a esquerda, gire duas vezes a frente, suba direita, suba esquerda, gire a camada superior a esquerda* e gire duas vezes a frente. Pronto, o que antes era um problema agora não e mais.
3ª fase que é guardar, entendemos que como se diz o ditado do mundo; Quem guarda tem. Mateus 6: 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.
E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
_parte da palavra ministrada no templo dia: 20 / 12 / 12__________________________   Pr. João Alves Pereira.