Google+

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Marta, Maria e Jesus


Marta, Maria e Jesus – Lucas 10: 38-42. - ( Leia antes).


Esta passagem é muito conhecida como: Marta e Maria, Certa e Errada, Faz ou Não faz, por isso trouxe Jesus para fazer parte, alias, Ele esta contido na historia. E o que podemos aprender com esta passagem de duas mulheres e Jesus. Muito...
Primeiro que Jesus se revelou a si mesmo na ressurreição para uma mulher, ele foi completamente contra a cultura e a atitude do tempo. As mulheres não eram nem contadas e os testemunhos não era nem mesmo válido em tribunal naquele tempo, e nos dias de hoje...
Esta mensagem é pra mim e para todo aquele que esta fora dos padrões deste mundo. Pessoas que o Senhor quer ensinar e que façam parte com Ele nos céus.
Marta parece-me ser a mais velha das irmãs e dona da casa, por isso a responsável pelo convite ao Senhor de Ele frequentar a casa, também por isso ela deve ter se empenhado dias antes cuidando da parte externa da casa e deixando o interior para o dia da visita, tudo querendo que o Senhor se sentisse em uma casa limpa e organizada e por ultimo a comida, uma refeição digna de um Homem de Deus. Marta estava disposta a dar o seu melhor ao Senhor, imagino eu que foram dias de muito trabalho, muita dedicação, muito esforço em fazer com que o Senhor Jesus tivesse momentos de alegria, paz, e ate mais conforto do que o habitual.
Sei que cada um de nos queremos a oportunidade em fazer o melhor ao Senhor, e tem que ser assim mesmo devemos nos esforçar em tudo o que for possível e fazermos com muita alegria.
Marta estava totalmente certa em querer agradar ao Senhor. (Não estou dizendo que Maria estava errada, nada disso, no meu entender não há certo ou errado, há detalhes). Maria por sua vez, não fez nada, mas nem por isso não desagradou ao Senhor Jesus, Maria como uma boa aluna se assentou aos pés do Senhor, como o costume dos alunos da época e quis aprender mais de Jesus, não se importou com nada alem de aprender, estava atenta aos ensinamentos do Senhor.
Agradar = fazer / Agradar = não fazer??? _ Fazer ou não fazer, eis a questão.
Na verdade, na verdade “Tudo quanto te vier á mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Eclesiastes 9:10
Marta quis demais agradar ao Senhor só esqueceu-se de duas coisas:
O Tempo de Jesus e o Livre arbitro.
_ A primeira situação do Tempo de Jesus, temos tempo para tanta coisa, e nos que um dia aceitamos ao Senhor Jesus, e dizemos: Eis me aqui Senhor. A partir deste dia conta se como o Tempo do Senhor em nossas vidas. Marta e muitos ainda hoje não se deram conta da presença do Senhor e continuam acelerada em sua vida, seus negócios querendo fazer o que der na sua cabeça, não se dando conta da presença do Senhor, ate que um dia cai a ficha que o Senhor faz parte da sua vida, outras pessoas mesmo dentro das igrejas nem percebem a presença do Senhor e passam uma vida inteira e o Senhor ali tão perto. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Apocalipse 3: 20.
Já Maria na presença do Senhor ela confiante e desejosa, se entrega totalmente e querendo aprender mais ela nos da uma lição, o fato de se assentar aos pés do senhor ela é comparada a aquelas pessoas que se assentam a frente na congregação, não querendo perder em nada do que é dito, do que é ensinado, uma coisa que vemos hoje em dia é que as pessoas ate vão as igrejas, mas se assentam La no fundo, perdendo a oportunidade de ter uma certo contato, uma experiência a mais, dando uma atenção direta e eficaz as coisas do Senhor.
_ A segunda situação é o Livre arbítrio fala diretamente das escolhas que fazemos diariamente, por ex: Eu escolho agradar ao Senhor, assim como Marta e Maria quiseram agradar, pessoas pensam em agrada a Jesus e acabam a desagradar a Jesus e as pessoas, Marta se achou no direito de interromper a aula e ainda mandar em Jesus, a criatura mandando no criador, o vaso moldando o oleiro. “aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude.” Final Verso 40.
A liberdade esta disposta a todas as pessoas e é claro que agradar ao Senhor todos nos queremos, Marta quis agradar ao Senhor, porem Maria é quem agradou, perceberam a sutileza na verdade, uma quis, a outra fez. Marta escolheu o serviço e pegou todos os serviços, talvez contando com Maria, já Maria escolheu aprender, ouvir, ter comunhão com Jesus.
Olhem agora o clima que ficou um ambiente aonde Jesus se encontra, mais uma saia justa, é claro que o Senhor Jesus ira resolver mais esta situação.
Ele chama Marta e diz: Marta, Marta, imagine o Senhor falando conosco, Jesus chamando a cada um de nos a razão, é claro que com amor, respeito que lhe era peculiar. (pense ai... Jesus falando duas vezes o seu nome.), pois é certo que temos feito escolhas, agora como resolvemos as nossas escolhas é que conta.
Na bíblia não conta, mas Jesus antes de ir embora certamente promoveu a paz, estabeleceu o perdão naquela família, orientando a Marta, Maria já estava bem orientada.
Duas coisas que nos são colocadas diariamente e não damos a devida importância: o tempo do Senhor e o Livre arbítrio. Somos do Senhor e por isso aconteça o que acontecer perceba a presença do Senhor, se entrar em algum lugar e não tiver a presença do Senhor, então ai é eu e você que temos de levar a presença do Senhor, estejamos apercebidos disso, se não seremos igual a Marta, estaremos ansiosos e afadigados em muitas coisas.
Somos livres mesmo antes de reconhecermos ao Senhor, agora que conhecemos ao Senhor somos ainda mais livres, livres para escolhermos o melhor; As coisas do Senhor, os sonhos, os projetos, as realizações. Escolha a boa parte e com certeza não lhe será tirada, tal com Maria escolheu, escolha também, procure aprender, se dedicar, se separar ao Senhor. Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaias 55: 6.
Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmo 127: 1.
Vemos duas condições:
Se não edificar, edificar = trabalho = Marta.
Se não guardar, guardar = atentar = Maria.
No mesmo versículo duas condicionais (Se o Senhor). Condicional quer dizer que tem condições. A condição básica é o Senhor, pois tudo vem Dele. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1: 3. O que temos de ter consciência é que tudo vem do Senhor, há ate um hino que diz: Tudo é do Pai...
_parte da palavra ministrada no templo dia: 18 / 10 / 12___________________________________   Pr. João Alves Pereira.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O amigo importuno


O amigo importuno - Lucas 11: 5 -13
Ninguém gosta de ser chamado de importuno, não é mesmo, mas o importuno aqui é no bom sentido do Pedir, do Buscar e do Abrir-se em Oração, sim porque esta passagem esta na seqüência da Oração modelo em Lucas 11: 2. Lucas 11: 5 Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo e, se for procurá-lo à meia-noite, lhe disser: Amigo, empresta-me três pães. Para um judeu e para muita gente de bem é uma situação constrangedora em receber alguém em sua casa e não ter o que oferecer, no caso da passagem diz que o amigo estava de viagem, possivelmente cansado e faminto, possivelmente o amigo que recebeu a visita passava por situação difícil, pois não tinha 03 pães para oferecer naquela hora. E na seqüencia outra situação constrangedora a de pedir emprestado, e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado (Deut. 28: 12 - final). Devemos varrer esta vergonha de não ter as coisas em nossas vidas.
Ainda no verso 5, nos fala de um tempo (à meia noite), tempo de escuridão aonde não encontramos pessoas dispostas a ajudar, tal qual nos dias de hoje. Quem no dia de hoje recebeu um amigo, e este lhe ofereceu uma dádiva? Nesta parábola fala de 03 tipos de Amigos;
O Oportuno - 11: 08 (que tinha os pães; Mas nem por isso a amizade era certeza de ter os pães, mas só cederiam os pães pela importunação).
O Importuno - 11: 06 (que chega de viagem, e que tinha uma referencia naquela cidade, pena que sua referencia não tinha o pão) e o Importunado - 11: 5 (que recebe a visita e também saiu a buscar, bater e pedir pão emprestado, também vai buscar em uma referencia, ou seja, no seu vizinho).
Este Importunado bem que poderia ser Oportuno, (Se tivesse os pães) Este amigo Importunado, foi procurar o amigo que com certeza tinha os pães, é assim que temos de fazer; Pedirmos, batermos e buscarmos em quem tenha; Se dos céus não vos for dado, de modo nenhum teremos.
O grande lance desta parábola esta aqui, no Importuno, que buscar em quem tem; Os discípulos de Jesus viam que Jesus andava em vitorias e que a chave de Jesus era a Oração, e eles pediram: (entendam Importunaram a Jesus) Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. (Lucas 11: 1).
E o Senhor Jesus logo ensinou em 03 versículos, a sabermos o Pai, o Filho e o Espírito Santo. No verso 2 E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; Este é o pão que não pode faltar em nossas vidas é o Pai, ou seja, a separação, ou seja, (a santificação) que somos do Pai, ora se somos de Deus, procuramos as coisas de Deus. Deus, Ele não precisa ser mais santo, nós é que devemos zelar pelos nossos nomes de modo a fazermos dignos de sermos chamados filhos de Deus.
O pão que não pode faltar é o Senhor Jesus, alias como nos diz no versículo 3 pão cotidiano, ou seja, todos os dias; Quem de nos esquece de se alimentar, quer seja uma simples refeição, ninguém não é mesmo, chega a hora do almoço estamos lá, firme e faminto.
E o lado espiritual, temos nos alimentado somente no Domingo, somente na Quinta, não meus queridos alimente o todos os dias, vejo isso em um celular, quantos de nos, nos dias de hoje se separa do seu celular, pesquise ai se alguém já esqueceu voluntariamente o seu celular um dia se quer, agora pergunte também se leu algo na bíblia hoje.
O pão que não pode faltar a cada um de nos é a presença do Espírito Santo de Deus em nossas vidas; Quem de nos é bom o bastante para perdoar alguém, sem esse pão, sem essa presença é impossível, não é mesmo, de graça ainda nos orienta no caminho que devemos andar nos dizendo meu filho este não é o caminho.
Hoje ai do seu lado (independentemente onde você esteja neste momento) existe ai do seu lado um amigo importuno, que esteja lhe pedindo algo, que esteja buscando um alimento ou que esteja querendo se abrir simplesmente; E você amigo que é. Esta preparado com o seu "celeiro" abastecido, ou seja, com alimento, ou conforto adequado.
Nos como igreja que somos, temos que nos alimentarmos diariamente, pois não sabemos a hora em que vira um amigo e não devemos encarar o amigo como importuno e sim como oportuno, como mais uma oportunidade em que seja resplandecida a Luz do Senhor, no abrir de nossas bocas, saia uma palavra de conforto, de alegria e de vida, e sem deixar o material de lado, ha mais alegria no dar, do que no receber.
Esta oportunidade de adentrarmos a igreja e fazermos um Louvor em espírito e em verdade, não simplesmente cantarmos, na Palavra sermos Atentos ao ouvirmos e Retermos a Palavra, assim nos tornaremos Participantes na Palavra, faremos a Palavra viva em nosso dia a dia.
Para se fazer um pão é necessário basicamente; Farinha, óleo e água, bom uma pitada de sal não faz mal, ai é que entra eu e você, como "sal" desta terra, mas uma coisa que não pode ir neste pão é o fermento, não importa se não vai crescer, o que tem de crescer na minha e na sua vida é a presença do Senhor, é mais não vai ficar bonito, mesmo porque também não existe uma referencia do que realmente é bonito, o que não podemos ficar é "ocos" por dentro, comendo um pão fermentado, busque na bíblia um alimento para você; Peça ao Espírito a revelação e bata diariamente o ponto na presença do Senhor.

_parte da palavra ministrada no templo dia: 08 / 09_________________________________________   Pr. João Alves Pereira.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Um sermão de Jesus.


Um sermão de Jesus – Mateus 5: 1 ao 12. - ( Leia antes).

1 - E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; As multidões sempre foram ate a Jesus, porem neste versículo nos ensina que Jesus assentou em um monte aonde cabiam alem de seus discípulos alguns tanto quanto o desejavam ouvir a Jesus, e qual é a chave de Jesus, para que multidões o seguissem aonde quer que Ele fosse. No verso 02 esta a resposta;
2 - E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Então irmãos e irmãs no abrir da boca de Jesus saia ensino, ensinamentos, bênçãos e vida. Imaginem as palavras que saiam desta boca, um Deus que se esvaziou do seu trono, e se assentando a ensinar tantos os desejassem ouvir as bem aventuranças. Do contrario a falta de ensino aonde se lamenta e somente se faz lembrar-nos de Oseias 4: 6 Parte A: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;  o que mais nos faz feliz uma Palavra de benção ou maldição. Escolhe, pois a benção.
3 - Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Aceite esta mensagem, pois o pobre aqui, não esta relacionado ao material, ou financeiro, não estamos pregando o voto de pobreza, mas a pobreza espiritual, sem reservas, sem autossuficiência espiritual, por outro lado a pessoa que já ouviu e conhece esta mensagem que é trazida hoje, deve ser pobre também, no fato de receber a mensagem hoje e independentemente da mensagem temos que ser pobre espiritual, não nos apoiando em nossos conhecimentos recebidos, e sim no ensinamento de hoje. O pobre ele é batalhador, um trabalhador que recebe por seu trabalho, trabalha e recebe. O salário mínimo quando foi criado era para dar uma segurança ao trabalhador, poder ter acesso a moradia, comida, saúde, lazer, bens pessoais e com um pouco de disciplina poupar, ou seja, uma reserva talvez. Mas em suma tinha de ir trabalhar todos os dias e assim somos convidados a todos os dias buscar espiritualmente, sem reservas sem as chamadas “perolas”, um perigo extremos são estas perolas, pois normalmente começam assim “ È como eu sempre digo...” notem o ego, a mentira do sempre, em João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Na bíblia não achamos Jesus falando nenhuma perola; Ele que esteve La no principio, nos deixou ensino de verdade, alias João 8: 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Deixe-se alimentar diariamente de Jesus, busque a Verdade de Verdade.
4 - Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Jesus nos ensinou o motivo por qual devemos chorar, Jesus chorou João 11: 35. Não foi um choro sentimental, passageiro, mas um choro pela falta de entendimento, não por uma pessoa, mas todas as pessoas, da mesma forma chorou entrando em Jerusalém, não pela cidade, mas pelas vidas. Descobriu o motivo por que nos devemos chorar; olhe para as igrejas hoje, do jeito que andam vazias, olhe as pessoas que vencem seus preconceitos, medos, suas tradições enfim vence tudo e um dia entram em uma igreja na esperança de aprender de Jesus, voltam outras vezes, insistindo em encontrar Jesus e acabam desistindo, há ainda aquelas pessoas que insistem e persistem durante meses e ate anos em ouvir a Jesus e acabam desistindo, pois não encontram Jesus nas palavras e atos dos ”chamados”, falta em mim e cada um de nos um pesar pelas vidas que vem ate nos, pois essas vidas vem ate nos, do mesmo jeito que fosse encontrar a Jesus “ensinando”. E o Senhor ainda chora ate os dias de hoje!!! Creio que sim, pela falta de amor em simplesmente transmitirmos a mensagem que tão laboriosamente e inspirada aos homens no decorrer de varias gerações, a pregamos com uma falta de Jesus (ensino), onde só há de se lamentar. Ex: Existem; Não posso dar, pois teria de alterar (desvirtuar) palavras que estão na bíblia. Ande com sua bíblia para conferir a Verdade, pois só Ela te libertara.
5 - Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Moisés, o homem mais manso da terra não conseguiu herdar a terra; E nos como herdaremos a terra!!! "E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra"  Números 12: 3.
A mansidão é fruto do Espírito Santo, estamos numa crescente busca deste fruto em Jesus, nosso modelo de mansidão, Jesus esperava no Pai celeste, num foi de forma autoritária que Ele escolheu para levar o povo a Deus; Ele se assentou e com um professor ensina seus alunos. Jesus sendo o Mestre; O que Ele faz!!! Ele vai e lava os pés dos seus discípulos.
6 - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Fique claro que não é a justiça dos homens, mas a justiça que vem do alto, ou melhor, de dentro. Dizem que o santo não habita com o profano, e é por ai mesmo, santificando-nos cada vez mais a justiça do Senhor se fará presente em nossas vidas. E possivelmente alguns se perguntam como. Dentro da igreja exatamente e no dia de Ceia, a igreja costuma esvaziar, pois é falta fome e sede da comunhão com o corpo de Cristo e com o próprio Cristo. Andando em temor e tremor na presença do Senhor todos os dias, todos os meses teremos um alimento ate a vinda do Senhor. Parece pouco uma vez por mês um pedaço de pão e suco, mas no dia a dia a justiça vem.
7 - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3: 22, 23. Aprendemos a importância do perdão ao próximo todos os dias, plantando misericórdia e o que colheremos; Misericórdia.
8 - Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Somente com a Santificação / Separação do pecado é que estaremos deixando nosso coração limpo.
9 - Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; O pacificador aquele gerador de paz deve-se apresentar a todo o tempo e lugar, seja em palavras e em atos. Mais do que cumprimentar com a Paz do Senhor é agir como o Senhor agiria.
10 - Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; esta é a chance de estar na cruz e poder imitar o Senhor Jesus: "Pai perdoai os porque não sabem o que fazem".
11 - Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Continua a perseguição, ate o ultimo momento seremos tentado, tal qual o Jesus já crucificado, preso, inerte o inimigo o tentava. Porem existe a palavra mentido neste versículo. Podem falar o que falarem, estejamos centrado no que vem do Senhor, pois é grande o nosso galardão.
12 - Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
_parte da palavra ministrada no templo dia: 16 / 08________________________________________   Pr. João Alves Pereira.